Xi diz não querer guerra fria ou quente com EUA e propõe enviar pandas ao país
Não à guerra, sim à diplomacia. Foi esse o recado que o líder da China, Xi Jinping, deu aos empresários americanos com quem jantou na noite de quarta-feira (15) em um evento em San Francisco, na Califórnia, realizado às margens do encontro anual da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).
No discurso, Xi disse que Pequim "não aposta contra os EUA" e "não tem intenção de desafiá-los ou derrubá-los". "Não estamos buscando esferas de influência, e não travaremos uma guerra, fria ou quente, com ninguém."

Horas antes, ele e o presidente Joe Biden tinham anunciado a restauração da comunicação militar entre os seus países, uma iniciativa de combate à crise do fentanil, e inaugurado um diálogo bilateral sobre IA (inteligência artificial), naquela que Biden descreveu como uma das "discussões mais construtivas e produtivas" que os dois já tiveram.
A reunião, a primeira entre os líderes em um ano, ocorre após uma escalada de tensões inaugurada pela visita de Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos EUA, a Taiwan em agosto do ano passado —ela foi a mais importante autoridade americana a visitar a ilha, que a China reivindica como parte inalienável de seu território, em 25 anos.
De lá para cá, as duas potências enfrentaram a chamada "crise dos balões", com os EUA acusando a China de espionar seu território, o que Pequim nega; envolveram-se em disputas militares crescentes no Sudeste Asiático; e acirraram sua competição tecnológica.
O que você está lendo é [Xi diz não querer guerra fria ou quente com EUA e propõe enviar pandas ao país].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments