George Santos diz que não tentará reeleição após divulgação de relatório da Câmara

O Comitê de Ética da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira (16) um relatório em que diz ter encontrado "evidências substanciais" de que o deputado George Santos, do Partido Republicano, violou leis federais.

O documento é fruto de uma investigação de quase nove meses contra o deputado e abre caminho para uma nova tentativa de expulsá-lo da Casa —menos de um mês depois de uma moção para cassar seu mandato ser rejeitada no plenário por 213 votos contra 179. Também nesta quinta, um dos membros do Comitê de Ética afirmou que moverá nova ação para destituir o republicano, segundo afirmou o jornal americano The Washington Post.

Santos, que é filho de brasileiros, foi eleito há um ano para representar o terceiro distrito de Nova York, que inclui partes de Long Island e o Queens. Sua trajetória política, porém, foi duramente manchada por uma série de revelações acerca de mentiras que ele contou para inflar seu currículo e de supostas fraudes com dinheiro arrecadado em fundos de campanha e por meio de doadores diretos.

Pouco depois da publicação do relatório, o qual classificou de tendencioso, o político voltou a dizer que não renunciaria ao seu cargo, prometendo "manter seu compromisso com os valores conservadores" em seu tempo restante no Congresso. Ele acrescentou, porém, que não se candidataria à reeleição, segundo ele porque sua "família merece mais do que estar sob a mira da imprensa o tempo todo".

"É uma difamação politizada e repugnante que mostra até que ponto o nosso governo federal desceu. Todos os que participaram neste grave erro judiciário deveriam ter vergonha de si mesmos", afirmou.

Segundo o jornal The New York Times, todos os membros do Comitê votaram para encaminhar as conclusões ao Departamento de Justiça, afirmando que o deputado "está aquém da dignidade exigida por seu cargo e trouxe sério descrédito à Câmara".

O órgão se absteve de indicar medidas punitivas no texto. Mas diversos deputados já haviam anunciado que votariam pela cassação de Santos se o órgão encontrasse provas de conduta criminosa ou de grave violação ética por parte do deputado.

O que você está lendo é [George Santos diz que não tentará reeleição após divulgação de relatório da Câmara].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...