Vacinar contra Covid só alguns grupos etários é evolução natural da pandemia, dizem especialistas
No último mês, a secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e também professora de epidemiologia, Ethel Maciel, anunciou que a vacina contra Covid passa a integrar o calendário nacional de vacinação infantil em 2024.
No mesmo dia, reforçou que a campanha no próximo ano irá incluir apenas as crianças maiores de 6 meses e abaixo de 5 anos, os idosos com mais de 60 anos, e alguns outros grupos prioritários, como gestantes, indígenas, quilombolas e profissionais de saúde.
A decisão pode ter pego de surpresa milhares de brasileiros que, tomados por um senso coletivo de proteção e cuidados gerado pela pandemia, se sentiram excluídos na próxima campanha de vacinação. Afinal, adultos e crianças (maiores de cinco anos) saudáveis não devem receber reforços anuais contra a Covid, disse a pasta da Saúde.
A estratégia de restringir a imunização para grupos prioritários é a mesma adotada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), explica Renato Kfouri, infectologista e diretor de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, com uma modificação na inclusão de crianças que, para a entidade, não são prioritárias.
O que você está lendo é [Vacinar contra Covid só alguns grupos etários é evolução natural da pandemia, dizem especialistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments