Podcast discute efeito eleitoral da saída do X de Elon Musk do Brasil
No último sábado (17), a conta institucional do X (antigo Twitter) anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil, como parte de uma ofensiva do empresário Elon Musk contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
O caso estourou em abril, com a divulgação dos "Twitter Files Brazil", emails de funcionários da rede reclamando de decisões da Justiça no âmbito de investigações sobre desinformação e ataques ao sistema eleitoral. Neste mês, Moraes determinou que a plataforma bloqueasse sete contas na rede social e disse que o X poderia responder criminalmente caso os perfis seguissem ativos.
A plataforma continua funcionando para os usuários brasileiros, mas advogados avaliam que, sem a representação formal, pode ficar mais difícil notificar a empresa e garantir o cumprimento de medidas judiciais e eventuais sanções. Tudo isso às vésperas da eleição municipal, num momento em que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tenta coordenar esforços contra a desinformação online.
O episódio desta terça-feira (20) do Café da Manhã discute o que muda com a saída do X do Brasil. O advogado Caio Vieira Machado, especialista em desinformação e pesquisador associado das universidades Harvard e Oxford, explica como esse movimento pode impactar as eleições municipais e analisa em que medida a postura de Elon Musk faz parte da estratégia de negócios da plataforma hoje.
FOLHA NO WHATSAPP
Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer e Paola Ferreira Rosa. A edição de som é de Thomé Granemann.
Gabriela Mayer, Gustavo Simon, Laura Lewer, Paola Ferreira Rosa, Thomé Granemann e Raphael Conclibenefício do assinante
Assinantes podem liberar 💥️7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
O que você está lendo é [Podcast discute efeito eleitoral da saída do X de Elon Musk do Brasil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments