Porque é que a função NameDrop do iPhone não é um risco de segurança

Recentemente, alguns departamentos de polícia nos EUA partilharam informações relacionando a funcionalidade NameDrop, do iPhone, como sendo insegura para o uso de crianças. Criaram mesmo algum alarido sem explicar devidamente que a função lançada no iOS 17 nada tinha de perigoso, como referimos na notícia apresentada. Vamos então explicar por que razão é uma tecnologia segura para qualquer utilizador.

A polícia americana, alguns departamentos, por engano, estão a avisar os pais e encarregados de educação para estes desativarem rapidamente a funcionalidade NameDrop do iOS 17 nos iPhones dos seus filhos. Os avisos afirmam que os dispositivos estão a transmitir as suas informações de contacto a qualquer pessoa nas proximidades.

Isso simplesmente não é verdade.

O NameDrop é seguro e cómodo

O CEO da Apple, Tim Cook, e outros executivos já disseram várias vezes que acreditam que "a privacidade é um direito humano fundamental". E não está na génese da Apple criar uma funcionalidade que faz com que os iPhones partilhem as informações de contacto dos utilizadores com tudo e com todos.

No entanto, estão a ser feitos avisos de que a nova funcionalidade AirDrop chamada NameDrop no iOS 17 faz com que um iPhone envie informações de contacto para qualquer outro iPhone que se aproxime. Isto é incorreto.

É verdade que o NameDrop facilita a partilha de informações de contacto entre iPhones. E é (quase) tão simples como aproximar os dois dispositivos. Mas o que os avisos de privacidade ignoram é que 💥️a transferência de informações exige que o utilizador concorde com a troca. O utilizador tem de premir um botão "Partilhar" para que a transferência de informações se concretize. E a outra pessoa tem de concordar em recebê-la.

Não acredite exatamente na propaganda

Ao anunciar o NameDrop durante a apresentação da WWDC23, em junho, o vice-presidente de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, destacou a facilidade de uso do recurso.

Hoje em dia, ou lhes damos o telemóvel, ou um de nós dita a informação enquanto o outro a escreve. Agora há uma maneira melhor. Agora podem aproximar os vossos telemóveis.

Disse Federighi.

Talvez os avisos bem-intencionados, mas equivocados, sejam baseados em comentários como este. Anúncios fortes e descontraídos destes recursos marcantes não incluem aqueles gatilhos de utilização, do tipo "...e depois aprovar a transferência".

Mas as instruções da Apple para utilizar a funcionalidade de transferência de contactos sem fios indicam que o utilizador deve "optar por partilhar o seu cartão de contacto e receber o da outra pessoa".

Usar Contactos no iPhone para partilhar um contacto

Pode usar a aplicação Contactos para partilhar as suas informações de contacto (ou as informações de outro contacto) com a aplicação Mensagens, Mail ou outra opção.

Quer desativar o NameDrop na mesma?

Se acha que não vai utilizar o NameDrop e prefere ter a certeza absoluta de que não pode enviar acidentalmente as suas informações de contacto para um estranho, é fácil desativar a funcionalidade. Pode fazer o mesmo nos telemóveis dos seus filhos, se quiser estar extra, extra seguro.


Eis como desativar o NameDrop. No iPhone, aceda a 💥️Definições > 💥️Geral > 💥️AirDrop. Na secção "Iniciar partilha por", desative o botão de alternância junto a 💥️Aproximando os dispositivos. E pronto, já está.

Tal como mostrámos e as imagens em vídeo ilustram, a funcionalidade vem trazer mais usabilidade à partilha, atalhando dois ou três passos, mas sem tirar o ato do controlo dos intervenientes. Portanto, as autoridades que partilharam o alerta, deveriam pelo menos ter percebido como funciona, para não preocupar sem razão os pais e encarregados de educação.

O que você está lendo é [Porque é que a função NameDrop do iPhone não é um risco de segurança].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...