Congresso quer aprovar uma legislação para proibir o TikTok nos EUA?

O TikTok está a tentar que os utilizadores unam forças, na sequência de uma potencial legislação que, conforme crê, poderá proibir a rede social da ByteDance nos Estados Unidos da América (EUA).

O Comité de Energia e Comércio da Câmara dos EUA votou por unanimidade pela aprovação de um projeto de lei que forçaria a ByteDance a afastar-se do TikTok. Enquanto isso, a empresa tentava unir os utilizadores pela sua defesa, com um apelo à ação que inundou alguns escritórios do Congresso com telefonemas.

Na quinta-feira, o TikTok enviou notificações push a alguns dos seus utilizadores, com o objetivo de incentivá-los a ligarem para os seus representantes e pedirem-lhes que votassem contra o projeto.

Intitulada "pare o fim do TikTok", a mensagem avisava os utilizadores de que o Congresso planeava banir totalmente a rede social e pedia que eles falassem, agora, antes que o governo retirasse o direito constitucional de liberdade de expressão a 170 milhões de americanos.

Na mesma mensagem, o TikTok alertava que o fim da rede social "iria prejudicar milhões de negócios, destruir o ganha-pão de incontáveis criadores pelo país e negar uma audiência aos artistas".

O projeto de lei, chamado Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicações Controladas por Adversários Estrangeiros, permitiria, por meio de entidades como o FBI e outras agências de inteligência, identificar certas aplicações de redes sociais como ameaças à segurança nacional, se estivessem sob o controlo de rivais estrangeiros, como a China, a Rússia, o Irão e a Coreia do Norte.

Depois de o deputado Jamaal Bowman partilhar uma mensagem a acusar os seus colegas de "tentar banir o TikTok", na quinta-feira, Mike Gallagher respondeu, rejeitando o termo.

O TikTok está a caracterizar isso como uma proibição total, o que é, obviamente, uma mentira descarada. Não é uma proibição. ... Assim que a ByteDance deixar de deter a rede social, o TikTok poderá continuar a sobreviver.

As pessoas podem continuar a fazer todos os vídeos de dança idiotas que quiserem na plataforma ou comunicar com os seus amigos, e todas essas coisas.

A nova legislação chega cerca de um ano depois de o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, testemunhar perante o Congresso sobre a aplicação e a relação desta com o Governo chinês. Na altura, o executivo defendeu que os dados dos utilizadores americanos eram mantidos nos EUA, e que o Governo da China não tinha qualquer controlo sobre eles e sobre a aplicação.

O que você está lendo é [Congresso quer aprovar uma legislação para proibir o TikTok nos EUA?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...