Regras da Apple na Europa são boas e Brave e Firefox provam-no

Com a chegada do iOS 17.4 a Apple abriu as portas à concorrência e a muitas mudanças na Europa. Apesar de a maioria ter-se focado nas novas lojas de apps, uma das novidades é a possibilidade de trocar de browser. Isso parece estar a ser um sucesso e o Brave e o Firefox provam isso mesmo.

Apple Brave Firefox concorrência Europa

Regras da Apple ajudam concorrência como o Brave

Desde sempre que o Safari é o browser padrão no iOS e a Apple assim o queria manter. As mudanças que a DMA traz para a Europa mudam isso e os utilizadores podem agora escolher outro browser, dando ainda mais visibilidade a esta opção. Se antes já o podiam fazer, agora têm isso bem visível à sua frente e a pedir uma decisão.

Este movimento parece estar a ter um sucesso muito grande, segundo a informação que está a ser partilhada por muitos. As instalações de novos browsers no iOS cresce e o Safari deverá estar a perder utilizadores. Esta não é, naturalmente, uma informação partilhada pela Apple.

Quem primeiro chamou à atenção para este cenário foi o conhecido Brave. Numa partilha feita no X (ex-Twitter) a equipa deste browser relatou o crescimento de novas instalações. Esse número disparou assim que o novo ecrã de escolha passou a ser mostrado ao abrir o Safari pela primeira vez.

Why did Apple and Google make it hard to switch default browsers for so many years?

Because it's a powerful way to block competitors.

Just look at what happened to Brave installs on iPhone in the EU when Apple rolled out a new default browser choice screen on March 6th: pic.twitter.com/Wefz4mCHGi

— Brave Software (@brave) March 12, 2024

Firefox também ganhou muitos novos utilizadores

Tal como o Brave, também o Firefox viu um aumento muito importante no número de instalações no iOS nos últimos dias. A Mozilla relata que existiu um aumento de mais de 50% no número de utilizadores na Alemanha e um aumento de quase 30% em França. As declarações dos responsáveis mostram o empenho deste browser.

Apesar da conformidade aquém do ideal, a recente implementação do ecrã de escolha DMA é um passo promissor em direção a uma verdadeira concorrência online na UE... Ainda assim, há muito espaço para melhorias e continuaremos a lutar por uma web que coloca as pessoas acima dos lucros, prioriza a privacidade e é aberta e acessível a todos.

Com estas informações fica claro que a decisão de abrir o iOS a novos browser com a escolha do utilizador estará a ser um sucesso. Agora todos podem escolher o que querem usar e fazê-lo desde o primeiro momento de utilização da nova versão do iOS da Apple.

O que você está lendo é [Regras da Apple na Europa são boas e Brave e Firefox provam-no].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...