Braille: confira o que é, e quem criou

O sistema de escrita Braille chegou ao Brasil em 1854. O recurso, que se tornou padrão no mundo para ajudar pessoas cegas ou com pouca visão na leitura, foi criado na França, ainda no século 19. A ideia de garantir a pessoas com deficiência visual o direito de ler partiu de um estudante francês cujo nome, anos depois, se transformou no próprio sistema. Mas, afinal, quem foi Louis Braille?

Louis Braille nasceu no dia 4 de janeiro de 1809, em Coupvray, cidade a 40 km de Paris. Filho de Monique e Simon-René, sofreu um acidente aos 3 anos de idade que o deixou com problema de visão para o resto da vida. A criança, à época, mexia nas ferramentas do pai quando foi atingida acidentalmente no olho por uma sovela (instrumento utilizado em marcenarias para fazer furos no couro para a passagem de agulha e linha).

Relacionadas

Segundo o historiador goiano Daniel Neves Silva, o olho esquerdo do menino ficou comprometido, o que levou seus pais a procurarem tratamentos médicos. A criança acabou perdendo a visão deste olho, mas o problema não parou por aí.

"O olho ferido infeccionou. Essa infecção avançou tanto que acabou chegando ao outro olho. Não demorou muito, Braille estava cego dos dois olhos ainda na infância. Isso levou os pais a se preocuparem ainda mais com a educação dele, uma vez que dali para frente ele necessitaria de cuidados especiais", contou o historiador a Ecoa.

Estudante inquieto

Braille iniciou os estudos e, mesmo cego, começou apresentar um desempenho acima média. De acordo com o historiador, esse desempenho garantiu a ele uma bolsa de estudos em uma escola especializada em alunos cegos. O Instituto Nacional para Jovens Cegos, localizado em Paris, utilizava um método de alfabetização específico para pessoas cegas.

Esse método que era utilizado na alfabetização imprimia as letras em alto-relevo. Os alunos usavam as mãos para distinguir uma letra da outra. No entanto, o método era complexo e muitos dos estudantes tinham dificuldades para se adaptar.

💥️Daniel Neves Silva, historiador

Braille estava sempre inquieto em busca de soluções para as pessoas cegas. As coisas começam a ter sucesso quando ele foi apresentado a um oficial francês chamado Charles Barbier de La Serre. Esse encontro ocorreu em 1821 quando De La Serre foi até a escola onde Braille estudava para mostrar um método que ele havia criado para o exército francês.

Braille - Commons - Commons

"No entanto, os soldados acharam o sistema muito complexo, o que acabou deixando o método em desuso. Ele utilizava uma grande quantidade de sinais e tinha uma decifração muito lenta. Braille tinha 12 anos nessa época e achou o sistema interessante. Dedicou os próximos três anos de sua vida a estudá-lo e, aos 15 anos, em 1824, o jovem apresentou um método alternativo inspirado na criação de Barbier. Foi ali que o método Braille foi visto pela primeira vez", destacou Daniel Neves.

De acordo com o historiador, o método de Charles de La Serre se baseava em sons, mas não permitia a soletração. Usava uma combinação de símbolos, mas nesses símbolos não havia números, letras com acentos ou notas musicais.

Combinação de pontos em relevo

Braille - Commons - Commons Braille - Commons - Commons O Imperial Instituto dos Meninos Cegos passou por atualizações e funciona hoje como Instituto Benjamin Constant
O que você está lendo é [Braille: confira o que é, e quem criou].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...