Padre profeta enfrentou violência policial e pedia paz em periferia de SP

Uma das funções dos padres na Igreja Católica é celebrar missas em memória das pessoas que morrem, sendo a de 7º dia uma das mais importantes, o dia que Deus descansou após fazer o mundo, segundo a tradição cristã.

Por 50 anos, na Paróquia Santos Mártires, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, o padre Jaime Crowe celebrou centenas delas, sempre com mães que o procuravam com o nome dos filhos mortos pela violência do Estado - geralmente a tiros vindos de policiais.

A situação o deixava inconformado. "Essas mães não têm que vir aqui pedir por seus filhos mortos, não tem que colocar nome. Os filhos devem viver", costumava dizer para quem o acompanhava.

E para além das palavras, o seu combate à violência estava nas ações práticas, que duraram até o último 20 de fevereiro, na cidade de Limerick, Irlanda, onde o padre morreu de infarto aos 77 anos.

Padre Jaime Crowe em caminhada pela paz - Sociedade dos Santos Mártires. - Sociedade dos Santos Mártires.

Entre as iniciativas criadas por ele na região, está a Caminhada pela Vida e Paz, que, em todo 2 de novembro, Dia de Finados, homenageia as vítimas da violência de Estado. Em 1996, o bairro foi considerado o mais violento do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O padre Jaime foi um agente de mudança na Paróquia Santos Mártires, tendo denunciado violações dos direitos humanos e a violência que afetou muitos jovens da região por décadas, e segue até hoje. A comunidade paroquial tornou-se uma referência, como na assistência social e empreendedorismo.

Jaime foi responsável pela fundação da Sociedade Santos Mártires, uma organização que tem como objetivo atender às necessidades da população do Jardim Ângela. O padre ainda liderou várias iniciativas, como passeatas e outras atividades, para pressionar as autoridades públicas a melhorarem a região.

Hoje, cerca de 10 mil pessoas são beneficiadas pelos muitos programas oferecidos pela organização, que incluem creches e atendimento psicológico para mulheres vítimas de violência.

Seta vermelha indica Jaime Crowe ainda criança na Irlanda - Sociedade dos Santos Mártires. - Sociedade dos Santos Mártires. Padre Jaime Crowe - Sociedade dos Santos Mártires. - Sociedade dos Santos Mártires. Padre Jaime Crowe - Sociedade dos Santos Mártires. - Sociedade dos Santos Mártires.
O que você está lendo é [Padre profeta enfrentou violência policial e pedia paz em periferia de SP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...