Golfinhos apreciam sexo por prazer, jogos e bizarrices como os humanos

Relacionadas

Os pesquisadores José Martins (doutor em oceanografia biológica), Priscila de Medeiros (mestra em ecologia aquática) e Flávio Lima (doutor com pós-doutorado em biologia estrutural e funcional) fazem parte de um grupo de 20 seletos profissionais que estudam a biologia e o comportamento dos golfinhos-rotadores na região de Fernando de Noronha. Eles estão prestes a lançar um trabalho científico, inédito, que reúne informações detalhadas sobre os golfinhos de Noronha, como parte do Projeto Golfinho Rotador.

A pedido de 💥️Ecoa, o trio de especialistas destacou alguns aspectos dos golfinhos que chamam a atenção por sua peculiaridade, bizarrice e até mesmo similaridade com os humanos. Confira:

Comunicação complexa

Os golfinhos-rotadores utilizam três canais de comunicação: sonoros, táteis e aéreos. A comunicação sonora é cognitiva e composta por três tipos de sons, e seu comportamento pode ser identificado pelo som predominante. A comunicação aérea é composta por diversos padrões de saltos e batidas com partes do corpo na superfície do mar, que produzem bolhas e turbulências, que transmitem mensagens específicas ao grupo.

Golfinhos gostam de jogos e 'futebol'

Os golfinhos são animais que desenvolvem jogos, tanto os filhotes como os adultos. Os filhotes imitam padrões dos adultos, como manobras, saltos e outros comportamentos.

Eles também se perseguem mutuamente, tocam no corpo ou nadadeiras do outro e entram em brigas que se assemelham a breves sequências do comportamento pré-cópula, incluindo toques com o rosto na genitália.

Os pesquisadores observaram um jogo desenvolvido por juvenis e adultos, que consiste em pegar um pedaço de alga flutuante. O golfinho pega a alga e segura em uma nadadeira por um tempo, solta o "brinquedo" e geralmente pega ele novamente com a mesma ou outra nadadeira, ou a com a cauda, ou também com o rostro.

Também foi observado dois golfinhos brincando com a mesma alga, cada um deles pegando a alga no seu turno. Essa troca de "brinquedo" ou "futebol" foi observada por aproximadamente dez minutos durante o período de estudo. Às vezes dois ou três golfinhos em um mesmo grupo carregavam pedaços de algas.

Carinho maternal

Eles possuem uma estrutura social fluida, baseada em laços familiares entre as fêmeas e seus filhotes e irmãos. Essa relação é muito carinhosa, com as fêmeas nadando sempre próximas dos filhotes e emitindo sons suaves para acalmá-los.

Durante a amamentação, os filhotes se esfregam nas fendas mamárias das mães e podem tomar o leite diretamente ou pela boca, sugando o líquido expelido na água.

Infanticídio

O infanticídio é raro entre golfinhos-rotadores devido à sua estratégia reprodutiva e social. Em outras espécies, como o nariz-de-garrafa e o golfinho-corcunda-indo-pacífico, o infanticídio é mais comum, geralmente cometido por machos adultos em grupos com poucos machos, monopolizando as fêmeas.

A confusão de paternidade é a estratégia do golfinho-rotador para evitar infanticídio, onde todos os machos cuidam de todos os filhotes.

Golfinho-rotador - Gety Images - Gety Images Na imagem, dois machos exibem comportamento homoafetivo, com um deles tocando o órgão genital do outro com a boca - Divulgação/Projeto Golfinho Rotador - Divulgação/Projeto Golfinho Rotador

O que você está lendo é [Golfinhos apreciam sexo por prazer, jogos e bizarrices como os humanos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...