Por que os filhotes de elefantes africanos começaram a nascer sem presas?

estudo publicado na revista científica Science.

O artigo mostra como a guerra civil em Moçambique, entre 1977 e 1992 - financiada em sua maior parte pela caça e extração de marfim retirado das presas dos elefantes -, causou um aumento na população de fêmeas nascidas sem presas.

Com ajuda de vídeos do Parque Nacional da Gorongosa, gravados antes do conflito no país, 💥️foi possível constatar que apenas 18% das fêmeas nasciam sem presas - isso acontece porque alguns elefantes têm uma mutação genética, que faz com que algumas fêmeas não desenvolvam o "dentão". O problema é que 💥️depois da guerra, o número aumentou para 33%.

Elefante africano - Gety Images - Gety Images

Uma das possíveis explicações está justamente no maior tempo de vida dos elefantes sem presas e, consequentemente, maior tempo para procriar e levar seus genes adiante.

"A espécie tem presas como regra, tanto machos quanto fêmeas. 💥️Mas nascer sem presas no contexto de guerra pode ter significado uma 'vantagem biológica'. A partir do momento em que os elefantes com essa condição se tornam a maioria, isso vira a nova regra", comenta o biólogo Kayron Passos, com experiência no tratamento de elefantes no Brasil.

Abelhas: uma solução 'pequena' para um problema de gigantes

Anos depois do fim da guerra civil que dizimou 90% dos elefantes e quase os levou à extinção, projetos de conservação fazem a população desses grandalhões estar mais protegida, mas ainda em perigo de extinção. Cerca de 600 exemplares da espécie estão só no Parque Nacional da Gorongosa.

Grupo de apicultores do projeto Elephants and Bees, que está usando abelhas para salvar elefantes - Reprodução - Reprodução Colmeia instalada nos arredores das vilas que convivem com os elefantes. - @katfinck/Reprodução Instagram - @katfinck/Reprodução Instagram Elephants and Bees Project, da instituição Save The Elephants (com sede no Quênia), que desde 1993 atua protegendo a espécie.

Agora, o projeto ajuda a desenvolver a técnica em mais de 10 países do continente africano. 💥️A taxa de sucesso da barreira biológica com abelhas no Quênia foi de 80%, de acordo com a instituição.

 A taxa de sucesso da barreira biológica com abelhas no Quênia foi de 80% - Getty Images - Getty Images

💥*
Siga 💥️Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo
https://www.instagram.com/ecoa_uol/
https://twitter.com/ecoa_uol

O que você está lendo é [Por que os filhotes de elefantes africanos começaram a nascer sem presas?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...