El Niño pode ser sentença de morte para iguanas de Galápagos

É uma espécie única, de aparência pré-histórica e uma das mais ameaçadas pelo aumento da temperatura da superfície do oceano associado ao fenômeno climático El Niño, que também enfraquece os ventos e gera fortes chuvas.

É um evento "que assolou permanentemente Galápagos", afirma o diretor do Parque Nacional de Galápagos, Danny Rueda, em entrevista à AFP.

No entanto, sua intensidade e frequência variam. 💥️Em 1982, o El Niño emitiu um primeiro alerta de fúria e, em 1997, branqueou colônias inteiras de corais e causou estragos na vida animal das ilhas que inspiraram a teoria da evolução de Darwin.

Iguanas no Equador  - Getty Images/500px - Getty Images/500px

💥️No passado, El Niño reduziu a população de pinguins e cormorões voadores em 30%. Também afetou leões marinhos de Galápagos e iguanas marinhas, as quatro espécies mais vulneráveis do arquipélago.

Iguana em Galápagos  - Getty Images - Getty Images Iguana nadando em Galápagos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto Iguana de Galápagos - Getty Images - Getty Images Iguana no Galápagos - Getty Images/500px - Getty Images/500px Pequena iguana no Galápagos - Getty Images - Getty Images Pequena iguana no Galápagos

💥️A 1.000 km da costa equatoriana, o arquipélago abriga 33.000 pessoas e é um dos lugares mais expostos à crise climática.

Estamos em um lugar onde muitas correntes marinhas convergem e isso faz com que eventos como o El Niño, produto da mudança climática, tenham um impacto severo em muitas espécies e em alguns ecossistemas.

💥️Tapia, dirige um projeto para repovoar tartarugas gigantes juntamente com a multinacional peruana de bebidas AJE

Por enquanto, na praia de Tortuga Bay, na ilha de Santa Cruz, as iguanas marinhas - que podem descer até 12 metros de profundidade e permanecer submersas por até 60 minutos - ainda encontram alimento perto das areias brancas.

O que você está lendo é [El Niño pode ser sentença de morte para iguanas de Galápagos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...