Onde investir as suas poupanças em 2024? &

No início de um ano que se prevê pleno de incertezas, o ECO vai divulgar nos próximos dias 6 trabalhos que tentam responder a questões que mais irão afetar a economia e os mercados, tanto a nível nacional como internacional. Os preços das casas, as descidas nas taxas de juro, o peso do abrandamento externo na economia portuguesa, a evolução dos preços do petróleo, onde investir o seu dinheiro e, claro, o impacto da instabilidade política no país são os temas que serão abordados.

À medida que entramos em 2024, a desaceleração da economia global emerge como a única certeza no horizonte. As últimas previsões do Fundo Monetário Internacional apontam para um crescimento do PIB mundial de 2,9% este ano, que compara com um crescimento esperado de 3% em 2023 e de 3,5% em 2023, e muito abaixo da taxa média anual de 3,8% registada nas últimas duas décadas anteriores entre 2000 e 2023.

O abrandamento esperado da economia mundial é ainda mais severo nas economias mais desenvolvidas como os EUA e a Europa, com os economistas do FMI a anteciparem um crescimento de apenas 1,4% em 2024, depois de um crescimento de 1,5% em 2023 e de 2,6% em 2023.

Os investidores enfrentam assim um mar de dúvidas e incertezas pela frente, que é agravado por um persistente cenário de conflitos geopolíticos que será fortemente impactado pela onda de eleições que irão ter lugar ao longo de 2024, com particular destaque para as eleições presidenciais nos EUA em novembro. A BlackRock revela que 💥️“80% da capitalização bolsista global, 52% do PIB mundial e 35% da população mundial vai a eleições em 2024.”

Neste contexto turbulento, 💥️a prudência torna-se a palavra de ordem, um farol para os pequenos investidores navegarem nas águas tumultuadas dos mercados financeiros ao longo de todo o ano que se espera que seja rico em volatilidade nas bolsas. E, por isso, 2024 tem todos os ingredientes para colocar em prática a célebre frase de Warren Buffett: “tenha medo quando os outros são gananciosos. Seja ganancioso quando os outros têm medo.”

Investir em “qualidade” é outro conselho reiterado pelos especialistas. Isso significa 💥️centrar o foco em empresas com balanços robustos, histórico comprovado de rentabilidade e baixos níveis de endividamento. Como salienta a UBS Global Wealth Management, isso traduz-se em empresas com balanços estáveis e margens de lucro sustentáveis, porque estão mais bem equipadas para prosperar, mesmo num cenário de crescimento económico lento.

💥️Regionalmente, a BlackRock destaca como principais apostas para 2024 os mercados do Japão e da Índia por estarem “entre os beneficiários da fragmentação mundial” que se está a assistir, refere Belinda Boa, CIO de mercados emergentes da BlackRock, no ✅outlook da maior gestora de ativos do mundo.

“Observamos uma maior dispersão dos retornos nos mercados globais, criando oportunidades para os investidores que olham para além dos seus mercados de origem”, destaca a gestora, que alarga esta seleção geográfica granulada ao México, Brasil, Taiwan e Vietname. De fora do espetro de grandes oportunidades parecem estar os mercados mais desenvolvidos.

Comentários ( Respostas a Avatar {{ comment.author_name }}

O que você está lendo é [Onde investir as suas poupanças em 2024? & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...