Ataque a hidroelétricas pela Rússia é ameaça também para a Moldávia &

O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, considerou hoje que 💥️o ataque russo a duas centrais hidroelétricas ucranianas na noite passada representa uma ameaça, não só para o seu país, mas 💥️também para a Moldávia.

“As centrais hidroelétricas de 💥️Kanivska e Dniester foram deliberadamente atingidas pelo inimigo. O país terrorista quer repetir o desastre ambiental na região de Kherson. Mas agora não só a Ucrânia, mas também a Moldávia, estão sob ameaça. A água não vai parar nos pontos de passagem da fronteira, nem a guerra russa, a menos que a paremos na Ucrânia juntos e a tempo”, disse.

A 💥️barragem da central de Nova Khakhovka, a cerca de 60 quilómetros da cidade de Kherson, foi atingida por um míssil no início de junho de 2023, causando 💥️uma inundação maciça de centenas de quilómetros quadrados, bem como mais de meia centena de mortos 💥️e danos estimados em mais de 3,5 mil milhões de euros.

Numa mensagem publicada no Telegram, Zelensky sublinhou, após a primeira reunião do Estado-Maior convocada pelo novo secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, Oleksandr Litvinenko, que “os desafios são muito graves”, acrescentando que “os terroristas russos voltaram a atacar o setor energético ucraniano”.

O primeiro-ministro Denis Schmigal, o ministro da Energia, German Galushcneko, e os presidentes dos conselhos de administração da Ukrenergo e da Naftogaz, Volodymir Kudritsky e Oleksy Chernishov, apresentaram relatórios sobre os danos e os trabalhos de reconstrução.

“Discutiram as formas mais eficazes de proteção física e a sua aplicação noutras instalações”, acrescentou Zelensky.

O segundo ponto discutido durante a reunião foram 💥️os contratos de fornecimento de armas e munições para o futuro próximo e a longo prazo.

“A necessidade de defesa aérea tornou-se premente. Devido à intensidade dos bombardeamentos russos, as existências têm de ser reabastecidas mais rapidamente. Dei instruções para intensificar o trabalho com os nossos parceiros. Estamos a contar com a sua rápida resposta”, escreveu o presidente ucraniano.

O que você está lendo é [Ataque a hidroelétricas pela Rússia é ameaça também para a Moldávia & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...