Em Paris, rua sem saída mistura poeta maldito, duque assassino e Tom Cruise

Localizada no bairro da Monnaie, no 6º arrondissement, a rua deve seu nome a Luís Gonzaga. Não o grande pernambucano, mas o duque de Nevers, que teve ali seu palacete, no século 16.

Católico radical, ele teve participação ativa nas perseguições aos protestantes franceses, os huguenotes, inclusive no Massacre da Noite de São Bartolomeu, a carnificina que começou na véspera do dia do santo e se estendeu por semanas, deixando quase 50 mil pessoas assassinadas.

O prédio ficava localizado ao lado de uma das quatro grandes torres que guardavam as muralhas da Paris medieval. Mas nada disso está de pé hoje.

O trânsito também mudou um bocado. Se em 2018 Tom Cruise tentou cruzar a viela de caminhão (não daria de nenhum jeito, porque ela é sem saída, aliás), no século 13 ninguém passava ali.

A rua servia apenas para o escoamento de água e esgoto de um convento, explica o "Dictionnaire Administratif et Historique des Rues de Paris et des ses Monuments", publicado nos anos 1840.

Um dos versos diz:

Realmente, Pont-Neuf, é bom ver
Que você não ousa se mexer
Quando os estrangeiros lhe fazem festa.

Poema de Claude Le Petit na Ponte Neuf

Ela cruza a ponta oeste da Île de la Cité (do outro lado da Notre-Dame) e é uma das mais importantes e belas pontes de Paris. A Casa da Moeda, ali em frente, tem um museu que conta a história da cunhagem desde 300 a.C. Junto com o charme do vizinho Quartier Latin, dá para montar um roteirinho de respeito - a pé, é claro, para não correr o risco de ficar preso no trânsito, muito menos de entalar o carro.

O que você está lendo é [Em Paris, rua sem saída mistura poeta maldito, duque assassino e Tom Cruise].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...