Salgadinho frito na areia que intrigou as redes é snack querido na Índia

Glau Gasparetto

Colaboração para Nossa

09/05/2023 04h00

"Pode ser encontrado perto das escolas, pois as crianças adoram, e também em lugares públicos, ruas famosas e movimentadas da cidade e pontos turísticos. Ou comprado cru para fazer em casa", acrescenta Saurabh. Seu preferido é o Bhungla, que parece um cano, mais alongado. Mas há vários formatos disponíveis, como: rodas, telas, estrelas e até imitando batata chips.

View this post on Instagram

A post shared by otavio albuquerque (@taviao)

💥️A ciência explica

Não é qualquer ingrediente que pode ser submetido a tal técnica, mas a lista também não é pequena. Basicamente, consegue-se "fritar" todo alimento que contenha ou seja à base de amido e farinhas — de milho, de batata, de mandioca e araruta, entre outros —, desde que seco.

Pipoca feita na areia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto

O processo de cocção é possível porque, quando aquecida, a areia atinge temperatura bastante alta, fazendo com que as moléculas de amido presentes nos snacks se agitem rapidamente e se afastem. "Isso faz com que o alimento se expanda", explica Andréia Lange de Pinho Neves, engenheira de alimentos e professora da Estácio.

Além da areia, há vídeos que mostram o mesmo processo sendo feito com sal. Ambos têm pontos de fusão muito altos — superior a 1700 °C e 801 °C, respectivamente — e não transferem o sabor aos alimentos, mas isso não significa que sejam totalmente descartados quando os snacks passam pela peneira, antes de serem consumidos.

"No final da cocção, mesmo com muita agitação, os alimentos ainda vão reter uma quantidade de areia ou sal particulado. Quanto menor a granulometria, mais o alimento irá retê-los", avisa Andréia, lembrando que o corpo humano não digere a areia e que sal em excesso é prejudicial à saúde.

💥️Tradição e economia

A técnica é usada há centenas de anos por diferentes grupos culturais. O café turco (Türk kahvesi) é preparado também em areia quente e sua história remonta.

💥️Não tem no Brasil

Os fryums indianos, especificamente, não são encontrados de modo fácil no Brasil, a não ser em uma ou outra casa especializada em alimentos do país asiático. Porém, há alternativas que podem render o mesmo resultado, inclusive o conhecido mandiopan.

No TikTok, um dos vídeos da influenciadora Jessy Canela adotando a técnica em pellets de trigo e anéis de cebola desidratado, em sal aquecido, tem mais de 1,2 milhão de visualizações.

@jessycanelaof? som original - Jéssy Canela
O que você está lendo é [Salgadinho frito na areia que intrigou as redes é snack querido na Índia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...