Brasil e México se preparam para adotar vistos eletrônicos para turistas

Isla Mujeres, no México: praias paradisíacas estão entre destinos favoritos de brasileiros no país - Getty Images/iStockphoto

Larissa Werneck

Correspondente da RFI no México

01/08/2023 09h38

A mudança ocorreu em função de pressões feitas pelos Estados Unidos para conter a imigração irregular na fronteira com o país latino-americano. Na ocasião, o governo do México informou que a medida tinha o objetivo de "responder ao aumento substancial de brasileiros que entram no país para outra finalidade que não o turismo", em uma referência ao crescente número de brasileiros que chegavam ao país para atravessar a fronteira e ingressar de forma ilegal nos EUA.

A exigência do visto eletrônico causou muita controvérsia e frustração entre turistas brasileiros que não conseguiam emitir os documentos, muitos deles com passagens compradas. Em agosto de 2022, o modelo eletrônico, que podia ser solicitado de maneira gratuita pela internet, foi substituído pelo visto impresso no passaporte, que até hoje está em vigor.

Cidade do México, México

Os detalhes e a data em que a nova regra entrará em vigor ainda não foram divulgados. Até lá, o brasileiro que quiser visitar o México ainda precisa do visto impresso no passaporte para evitar sanções migratórias e a inadmissão no país.

O que você está lendo é [Brasil e México se preparam para adotar vistos eletrônicos para turistas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...