Kiev relata maior ataque com drones russos desde início da Guerra da Ucrânia

A Ucrânia celebra neste domingo (28) o dia de Kiev, que marca a data da fundação da capital do país. Mas, neste ano, as feiras de rua e os concertos ao vivo foram substituídos por um dos maiores ataques da Rússia com drones à cidade. Segundo o prefeito Vitali Klitschko, um homem de 41 anos morreu durante bombardeios na madrugada.

No aplicativo de mensagens Telegram, o líder regional afirmou que explosões foram relatadas na cidade e em municípios vizinhos. "Permaneçam em abrigos, não negligenciem sua segurança, será uma noite difícil", pediu ele aos moradores da capital durante a madrugada.

Ainda de acordo com o prefeito, a queda de destroços de um drone perto de um posto de gasolina no distrito de Solomianski deixou uma mulher de 35 anos ferida, além do homem de 41 anos morto.

A Força Aérea disse que derrubou 52 dos 54 drones lançados pela Rússia —é incerto quantos foram direcionados a Kiev— e que Moscou tinha como alvo instalações militares e infraestruturas importantes para as regiões centrais do país, Kiev em particular.

Segundo autoridades ucranianas, esse pode ter sido o maior ataque de drones na cidade desde o início da guerra. O bombardeio também foi o primeiro a causar mortes em Kiev neste mês.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo; aberta para não assinantes.

Serhii Popko, chefe da administração militar de Kiev, disse que o ataque foi realizado em várias ondas e que os alertas duraram mais de cinco horas. "Hoje, o inimigo decidiu 'parabenizar' o povo de Kiev com a ajuda de seus mortais UAVs (veículos aéreos não tripulados, em português)", disse ele no Telegram.

À agência de notícias Reuters moradores disseram que, durante os alertas de ataque aéreo, muitas pessoas ficaram em suas varandas, gritando ofensas ao presidente russo, Vladimir Putin, além de frases como "glória à defesa aérea".

O que você está lendo é [Kiev relata maior ataque com drones russos desde início da Guerra da Ucrânia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...