Entenda quando um título em dólar deve ter taxa de juros maior que a referenciada ao IPCA

Perdido com a grande diversidade de ativos no exterior, o investidor brasileiro, usualmente, prefere títulos de empresas brasileiras quando investe internacionalmente. O conhecimento das empresas brasileiras traz uma percepção de menor risco.

Entretanto, é preciso tomar cuidado com a taxa de retorno adquirida, pois pode ser mais vantajoso comprar o mesmo título em Reais. Explico abaixo como comparar entre as taxas de juros no exterior e no Brasil.

Antes de explicar, vou colocar uma questão. Considere dois títulos da mesma empresa, com mesmo vencimento e cronograma de fluxos de caixa. Qual deles você preferiria?
1 – Bond em dólar a 6% ao ano;
2 – Título de renda fixa a IPCA+6,5% ao ano;

Já vi muitos investidores preferirem aplicar em título de banco brasileiro no exterior a 6% ao ano em dólar do que aplicar em CDB do mesmo emissor a IPCA+6,5% ao ano. A preferência é ainda mais incoerente, quando consideramos que o CDB tem garantia do FGC até R$ 250 mil, enquanto o título no exterior não tem qualquer garantia.

Se engana quem acha que título de empresa brasileira em dólar deve ter taxa de juros menor. É por este pensamento que muitos investidores brasileiros acabam pagando caro ou se contentando com menor retorno.

Para estimar a taxa de juros que você ficaria indiferente entre investir no mercado local ou internacional é preciso fazer duas estimativas. Será necessário estimar a valorização do dólar e do IPCA ao longo dos próximos anos.

Uma forma de fazer esta estimativa é considerar que o que ocorreu em cada ano dos últimos 20 anos tem a mesma probabilidade de ocorrer novamente. Fazendo esta premissa, cada ano teria probabilidade de 1/20 de se repetir. Assim, o retorno esperado para os próximos anos é simplesmente a média aritmética das variações anuais dos últimos 20 anos.

Para o câmbio Real por Dólar, a média aritmética dos retornos das últimas duas décadas foi de 4,2% ao ano de valorização do Dólar. Para o IPCA, a média de variação foi de 5,7% ao ano.

Se considerarmos estas premissas para Dólar e IPCA, se você tem um título de uma empresa brasileira negociando a IPCA+6,5% ao ano, você só deveria preferir um título em Dólar desta mesma empresa com taxa superior a 8,1% ao ano.

Leia também estes artigos sobre investimentos no exterior

Para esta comparação é importante que os dois títulos tenham as mesmas características, por exemplo, vencimento e cronograma de pagamentos de juros e amortização.

O título com juros de 8% em Dólar deve render em Reais 12,6%. A conta é simples. Basta somar 1 às taxas, em seguida multiplicar e depois subtrair 1, ou seja (1+4,2%)*(1+8,1%)-1.

É possível fazer o mesmo cálculo com o título referenciado ao IPCA: (1+5,7%)*(1+6,5%)-1 = 12,6% ao ano.

Portanto, antes de investir em títulos de empresas brasileiras no exterior, compare as taxas de juros fazendo o cálculo acima. Desta forma, vai poder escolher adequadamente o título com melhor rendimento para aplicar seu patrimônio.

Michael💥️ Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da 💥️Casa do Investidor💥️.

Fale direto comigo no e-mail.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no 💥️Instagram.

💥️LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

O que você está lendo é [Entenda quando um título em dólar deve ter taxa de juros maior que a referenciada ao IPCA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...