Osesp resgata instrumento raro após concertos serem ameaçados por imbróglio em importação

A Osesp (Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo) conseguiu resgatar na tarde desta quarta-feira (29) um instrumento musical raro que estava retido na alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A dificuldade no acesso ao ondas martenot, que fisicamente se assemelha a um órgão, levou a ser cogitado o cancelamento de três concertos marcados para esta semana.

Se a operação não fosse concluída em tempo, esta seria a primeira vez em quase 70 anos que a orquestra teria que cancelar suas apresentações por falta de um instrumento. A Receita Federal nega que tenha sido responsável pelo imbróglio.

Os trâmites para a importação do ondas martenot foram iniciados em fevereiro deste ano. De acordo com a Osesp, não há um substituto para ele no país.

O instrumento será tocado pela solista britânica Cynthia Millar, que veio ao país para participar dos concertos que executarão a "Sinfonia Turangalîla", de Olivier Messiaen. Eles ocorrerão na quinta (30), na sexta (1º) e no sábado (2), na Sala São Paulo, na capital. Milhares de ingressos já teriam sido vendidos.

Embora o instrumento tenha chegado à sala de concertos na tarde desta quarta, os ensaios previstos foram prejudicados. Haverá apenas uma oportunidade, na quinta (30), para que os músicos ensaiem.

O ondas martenot desembarcou no aeroporto paulista no dia 16 deste mês. A previsão inicial, segundo a Osesp, era de que ele fosse liberado até sexta-feira (24), o que não ocorreu.

No início desta semana, advogados que representam a orquestra entraram com um mandado de segurança junto à Justiça Federal pedindo a liberação do instrumento.

O que você está lendo é [Osesp resgata instrumento raro após concertos serem ameaçados por imbróglio em importação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...