Terapia CAR-T contra câncer pode causar a própria doença, diz FDA

Um tratamento contra o câncer que salva vidas pode, ele mesmo, causar o câncer, segundo informações divulgadas na última terça-feira (28) pela FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos nos EUA).

O tratamento, denominado CAR-T, foi aprovado pela primeira vez em novembro de 2017 para cânceres no sangue potencialmente fatais. A FDA, porém, disse que recebeu 19 relatos de novos tipos de câncer no sangue em pacientes que se submeteram ao tratamento.

O CAR-T envolve a remoção das células T – um tipo de glóbulo branco – do sangue do paciente e, em seguida, trabalho de engenharia genética para produzir proteínas – receptores de antígenos quiméricos (CAR) – que permitem que as células T se liguem às células cancerígenas e as matem. Depois, as células modificadas são injetadas de volta no sangue do paciente.

A FDA aprovou seis produtos comerciais de CAR-T. Especialistas em câncer afirmam que os tratamentos salvaram a vida de milhares de pacientes com câncer no sangue. Mesmo que exista uma ligação causal entre os tratamentos e um pequeno risco de um novo câncer, segundo os reguladores, os benefícios do tratamento superam os riscos. Esse sentimento também foi manifestado pelos médicos envolvidos no tratamento.

O que você está lendo é [Terapia CAR-T contra câncer pode causar a própria doença, diz FDA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...