Petrobras Arábia, acordo Mercosul-UE sob risco e o que importa no mercado

E✅sta é a edição da newsletter FolhaMercado desta segunda-feira (4). Quer recebê-la de 💥️segunda a 💥️sexta, às 7h, no seu email? Inscreva-se abaixo:

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Após o Brasil ter confirmado sua adesão à Opep+, (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a estatal avalia abrir uma unidade no Oriente Médio.

  • "Vamos analisar a viabilidade de estabelecer uma subsidiária integral no Golfo: Petrobras Arábia", disse Prates à Bloomberg News.

💥️Mente "muito fértil": foi isso que o presidente Lula (PT) disse em relação ao CEO da Petrobras quando questionado sobre a declaração de Prates.

  • "Primeiro, você deve fazer essa pergunta para o Jean Paul Prates. Porque eu não fui informado de que gente vai criar uma Petrobras aqui [no Oriente Médio]".
  • "Como a cabeça dele é muito fértil, e ele pensa numa velocidade de Fórmula 1, e eu funciono numa velocidade de Volkswagen, eu preciso aprender o que é isso que ele vai fazer", afirmou.

A mensagem de Prates está inserida no contexto de adesão do Brasil à Opep+. O convite e a confirmação de Lula sobre a entrada no grupo aconteceram durante a COP28, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

Especialistas ouvidos pela 💥️Folha criticaram a decisão de adesão à Opep+, que se contrapõe à imagem de liderança ambiental que o presidente Lula (PT) coloca em discursos internacionais.

Lula disse que o Brasil vai participar do grupo para influenciar os produtores de petróleo a acabar com a exploração de combustíveis fósseis.

↳ 💥️O que é a Opep? Uma coalizão de países produtores de petróleo que coordena as políticas de produção da commodity. A Opep+ inclui produtores aliados.

💥️↳ Por que importa? Como reúne os maiores produtores do mundo, suas decisões sobre redução ou aumento das cotas de produção de petróleo têm um impacto significativo nos preços da matéria-prima, afetando a economia global e a inflação para consumidores e indústrias.

💥️↳ O Brasil terá direito a voto e terá que respeitar as cotas? Não. Segundo Prates, da Petrobras, o país deverá ingressar no grupo com um papel de cooperação e observação das decisões, mas sem participar do sistema de cotas de produção.

💥️↳ Por que o Brasil foi convidado? Porque está entre os dez maiores países produtores de petróleo. São mais de 3 milhões de barris por dia, aproximadamente o mesmo que Irã e Emirados Árabes Unidos, que são membros da Opep.


A confirmação do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, após anos de negociações, ficou mais distante.

Um sinal disso é que o comissário do comércio da União Europeia, Valdis Dombrovskis, cancelou a viagem que faria ao Brasil nesta semana para finalizar o acordo, de acordo com o Financial Times.

💥️O que explica: o que emperra o acerto são novas exigências ambientais exigidas pelos países do bloco europeu depois de o acordo ter sido fechado, em 2023. Desde então, ele não foi ratificado, etapa necessária para as novas regras começarem a valer.

O clima piorou no sábado, quando o presidente francês, Emmanuel Macron, disse ser contra o acordo.

O que você está lendo é [Petrobras Arábia, acordo Mercosul-UE sob risco e o que importa no mercado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...