Uma cidade que começa com Bang!

Foi preciso eu ir pela terceira vez num dos meus restaurantes favoritos em Paris, um tailandês mais moderno, para me dar conta de que seu nome é uma homenagem a uma das minhas cinco cidades top no mundo.

O restaurante chama-se BangBang e em inúmeros textos eu certamente já elogiei suas ostras com pimenta e maracujá; seus croquetes de tofu; e mais recentemente seu pão malawach frito. Mas nunca tinha me dado conta de que...

Bem, "Bang" é a primeira parte da grafia de Bancoc em muitos idiomas! Duas vezes! No começo do ano, ao sentar-me em torno de uma de suas mesas de fórmica e encontrar uma família de brasileiros que estava lá justamente por minha recomendação, foi que percebi a conexão.

Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha

E, mais importante: a força que uma sílaba só empresta a uma cidade que o mundo todo chama mais ou menos pelo mesmo nome –nossos patrícios de Portugal escrevem Banguecoque, mas é tudo o mesmo som.

Percebi ainda que a capital da Tailândia só poderia se chamar Bancoc. Com um bang! –bem marcado. Aliás, maiúsculas: BANG! Como se ela não fizesse sentido sem esse som.

O que você está lendo é [Uma cidade que começa com Bang!].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...