O que levou mulheres a desistirem da maquiagem de todo dia

Depois de dois anos sem usar maquiagem, a enfermeira Nicole Neves decidiu contratar uma maquiadora profissional para a sua festa de aniversário de 30 anos e acabou barrada na entrada do próprio prédio.

Diante do seu rosto agora coberto por corretivo, base, pó, iluminador, contorno, blush, sombra, delineador, rímel e batom, o sistema de reconhecimento facial do edifício decretou: "Não identificado". Foi preciso acionar o porteiro para ter o acesso liberado.

"Eu sei que maquiagem pode afinar o nariz e o rosto, tirar manchas e olheiras, mudar os olhos e criar um bocão. Mas aquilo foi muito bizarro", lembra ela.

"Irreconhecível" foi também como a atriz Pamela Anderson foi classificada no final do ano passado justamente porque deixou a maquiagem de lado e surgiu de cara limpa no tapete vermelho da Semana de Moda de Paris.

"Será que as pessoas ainda lembram como é um rosto [sem maquiagem]?", questionou a atriz após suas fotos sem make viralizarem. "Preferi sair para caminhar e observar a arquitetura de Paris em vez de ficar três horas sentada na cadeira de maquiagem", explicou a musa da série "SOS Malibu", dos anos 1990, agora com manchas e rugas à mostra.

Numa era em que a arte da maquiagem ganhou alcance inédito na esteira dos tutoriais de internet e da profusão de blogueiras e influenciadoras em redes sociais, a indústria da beleza cresce como nunca, e o Brasil já é o quarto maior mercado de cosméticos do planeta.

Além da transformação na aparência, um estudo da Universidade Harvard (EUA) identificou efeitos subjetivos do uso de maquiagem. Mulheres maquiadas se sentem mais confiantes e até mais inteligentes, no que foi chamado de "efeito batom".

Discussões, notícias e reflexões pensadas para mulheres

Na contramão desse movimento, existem mulheres que têm buscado autoestima e autoconfiança longe de bastões e pincéis, seja para desafiar padrões de beleza, seja porque têm novas prioridades ou ainda para preservar o meio ambiente de químicos e plásticos presentes em boa parte desses produtos.

Retrato de um comportamento que cresce, a hashtag #nomakeup (sem maquiagem, em inglês) tem quase 20 milhões de postagens no Instagram.

Nicole faz parte desse time desde que deixou um trabalho ao qual era obrigada a ir maquiada. "Você se vê mais bonita, as pessoas elogiam, e você acha que tem de estar sempre assim. Vira refém de make", avalia.

Com o tempo, sua pele "começou a pedir arrego". "Dava para fritar um ovo na minha testa de tão oleosa que ficou minha pele", relata. A dermatologista apontou o excesso de maquiagem como uma das causas, e Nicole começou a diminuir a quantidade de produto aplicado no rosto.

O que você está lendo é [O que levou mulheres a desistirem da maquiagem de todo dia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...