Desisti de me expor a tratamentos ineficientes, diz mulher com câncer que interrompeu quimioterapia

Há nove anos convivendo com um câncer metastático de ovário, a contabilista Anne Carrari, 49, decidiu interromper a quimioterapia devido aos efeitos colaterais tóxicos e à falta resposta na redução dos tumores e partir para um outro tipo de terapia oncológica.

Para o oncologista que a acompanhava, a decisão tomada em 2023 foi vista como desistência da vida. Para ela, porém, foi justamente o contrário: a busca por uma vida com mais qualidade.

"Tive que assinar documentos dizendo que eu abria mão do tratamento. Quando você não quer seguir o protocolo, o médico joga a toalha como se não tivesse mais nada a fazer por você", diz ela, que é acompanhada por uma equipe de cuidados paliativos.

À época, o médico lhe disse que, sem a quimioterapia, não ela sobreviveria mais do que cinco meses. Anne diz que já ter sido "sentenciada" outras vezes por questionar condutas clínicas.

"No nosso modelo de assistência ao câncer metastático, os médicos não conseguem enxergar além dos protocolos, não conseguem te entender como uma pessoa única, que tem suas especificidades e vontades", diz ela.

Discussões, notícias e reflexões pensadas para mulheres

Para o médico geriatra e paliativista Douglas Crispim, do núcleo de cuidados paliativos do Hospital das Clínicas de São Paulo, os médicos e o sistema de saúde como um todo ainda olham muito pouco para o paciente oncológico.

"Tem muito sofrimento dispensável, para além da doença em si, e as pessoas estão normalizando isso."

Com metástases no fígado, peritônio e bexiga, Anne conta que já usou todos protocolos de tratamento para o seu caso e passou a sofrer muito com os efeitos tóxicos cumulativos da quimioterapia, que vão além das náuseas, fraqueza e falta de ar.

O que você está lendo é [Desisti de me expor a tratamentos ineficientes, diz mulher com câncer que interrompeu quimioterapia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...