Brasil, Azerbaijão e Emirados Árabes anunciam aliança de presidências da COP

Os Emirados Árabes Unidos, presidentes da COP28, realizada em 2023, e os seus sucessores, o Azerbaijão e o Brasil, anunciaram nesta terça-feira (13) o início de uma aliança inédita para "melhorar a cooperação e a continuidade" das negociações da cúpula climática da ONU.

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

Os 198 países signatários do acordo final da COP28, assinado em dezembro em Dubai, apoiaram as três presidências para que trabalhem em conjunto em um "roteiro" para conter o aquecimento global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, a meta mais ambiciosa definida pelo Acordo de Paris, de 2015.

Esta "troica de presidências da COP", como foi chamada, deve "garantir a colaboração e a continuidade necessárias para manter a estrela polar de 1,5°C no horizonte de Baku a Belém e mais além", disse o presidente da COP dos Emirados Árabes, Sultan al-Jaber, em comunicado.

A capital do Azerbaijão sediará a COP29 em novembro deste ano, enquanto a capital do estado do Pará, na Amazônia, receberá a COP30 em 2025.

Os atuais compromissos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa colocam o mundo no caminho para aumentar entre 2,5°C e 2,9°C neste século, de acordo com cálculos da ONU.

Já o limite de 1,5°C pode ser alcançado entre 2030 a 2035, de acordo com as últimas estimativas do painel de especialistas climáticos da ONU (IPCC, na sigla em inglês).

Os cientistas alertam que cada décimo de grau adicional intensifica e multiplica eventos climáticos extremos.

O que você está lendo é [Brasil, Azerbaijão e Emirados Árabes anunciam aliança de presidências da COP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...