Fugas de presídios no Brasil tiveram helicópteros, ataques e túneis

A história prisional no Brasil é rica em casos de fuga em massa e planos elaborados para o resgate de presos. A fuga de dois criminosos em Mossoró, no Rio Grande do Norte —a primeira registrada nos 18 anos do sistema penitenciário federal—, entra num rol que envolve ataques a presídios, sequestro de helicópteros, falhas de segurança e muitos túneis.

No caso do presídio de segurança máxima em Mossoró, a suspeita é que os presos tenham usado materiais de construção para abrir um buraco no teto e escapar. Ainda não se sabe se agentes penitenciários ajudaram os fugitivos, mas a constatação é que houve, no mínimo, falha na inspeção das celas.

O Complexo Penitenciário do Carandiru, na zona norte de São Paulo, tinha dezenas de túneis em seu subsolo. Foi por meio de um deles que um total de 108 detentos escaparam em novembro de 2001, a maior fuga na história do Carandiru, que durante décadas foi o maior presídio da América Latina.

Aquele foi o ano das grandes fugas de presidiários na capital. Quatro meses antes, outra fuga por túnel teve 106 fugitivos. Entre os de novembro estava Alejandro Herbas Camacho Júnior, irmão de Marcos Herbas Camacho, o Marcola, líder da facção criminosa PCC. Ele só seria preso novamente cinco anos depois.

Segundo reportagem da 💥️Folha da época, o governo estadual havia descoberto 37 túneis ao redor do Carandiru só entre janeiro e novembro de 2001.

Ao menos um deles contava com iluminação e sistema de ventilação. Os túneis eram construídos de fora para dentro do presídio —passavam por baixo de casas do entorno e de avenidas. Parte da tubulação da cidade era aproveitada na escavação.

O método de fuga não era uma novidade: o primeiro túnel do Carandiru foi descoberto em 1971.

Poucos meses depois da maior fuga na história do Carandiru, em 2002, um helicóptero pousou sobre o campo de futebol de um presídio em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Dois presos, condenados por sequestro e assalto, embarcaram, e o helicóptero levantou voo, escapando dos tiros de agentes penitenciários.

O que você está lendo é [Fugas de presídios no Brasil tiveram helicópteros, ataques e túneis].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...