Sem citar Putin, Trump diz que morte de Navalni mostra decadência dos EUA

O ex-presidente americano Donald Trump quebrou o silêncio sobre a morte do opositor russo Alexei Navalni, nesta segunda-feira (19), com uma declaração em que evitou criticar o Kremlin, mas descreveu o ocorrido como um sinal de declínio dos Estados Unidos.

Navalni faleceu na última sexta-feira (16) em circunstâncias ainda pouco claras, aos 47 anos, em uma prisão russa no Ártico, o que deixou a oposição russa no exílio em choque, bem como o Ocidente, onde diversos líderes, inclusive o presidente americano, Joe Biden, atribuíram a culpa por sua morte a Vladimir Putin e a autoridades de Moscou.

Em uma mensagem em sua própria plataforma, a Truth Social, o republicano declarou nesta segunda que "a morte repentina" do opositor russo o deixou "cada vez mais consciente do que está acontecendo" nos Estados Unidos, que descreveu como uma "nação em decadência".

"É uma progressão lenta e constante, com políticos, procuradores e juízes corruptos e de esquerda radical que nos levaram pelo caminho da destruição", ressaltou, repetindo o discurso que se tornou bastante recorrente à medida que se acumulam os processos judiciais contra ele.

Trump também voltou a citar "fronteiras abertas, eleições manipuladas e decisões judiciais grosseiramente injustas", reiterando tópicos que têm ocupado a maior parte do seu discurso político na campanha para tentar garantir a indicação republicana e seu retorno à Casa Branca.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

A publicação, contudo, não cita nem Vladimir Putin nem o governo russo, na contramão de diversos outros líderes que se posicionaram sobre a morte de Navalni. Biden apontou Putin como responsável pelo óbito do ativista e afirmou que o país está considerando sanções adicionais à Rússia como retaliação.

"Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas não há dúvida de que a morte de Navalni foi consequência de algo que Putin e seus capangas fizeram", disse o presidente americano. "As autoridades russas vão contar a sua própria história. Mas não se engane: Putin é responsável pela morte de Navalni."

O que você está lendo é [Sem citar Putin, Trump diz que morte de Navalni mostra decadência dos EUA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...