Exército prepara cela em meio a investigação da PF sobre generais

Diante do avanço das investigações sobre um plano de golpe de Estado para evitar a posse de Lula (PT), o Comando Militar do Planalto fez ajustes em uma cela em seu prédio para se prevenir diante de possíveis prisões de oficiais de alta patente.

A informação foi revelada pela revista Veja e confirmada pela 💥️Folha.

Generais ouvidos pela Folha afirmaram que o preparo da cela foi feito porque generais não poderiam ficar presos no Batalhão de Polícia do Exército ou no 32º Grupo de Artilharia de Campanha, organizações que não são comandadas por generais.

Um general ser custodiado por coronel ou tenente-coronel, na visão do Exército, pode gerar situações em que a hierarquia e disciplina são colocadas em xeque. Para evitar este imbróglio, as celas para eventuais prisões de militares de alta patente foram designadas para o Comando Militar do Planalto, chefiado por general.

Generais ressaltam, porém, que não há informações sobre eventuais prisões de militares de alta patente diante dos depoimentos dos alvos da investigação da Polícia Federal. Segundo essas fontes, trata-se de ação preventiva do Exército.

Num ato inédito, foram agendados para esta quinta (22) e sexta-feira (23) depoimentos de cinco oficiais-generais de quatro estrelas no âmbito das investigações sobre a trama golpista contra a posse de Lula.

Quatro deles foram agendados para serem simultâneos, nesta quinta à tarde, na sede da Polícia Federal em Brasília.

São eles os generais Augusto Heleno (ex-ministro do GSI), Braga Netto (candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro em 2022) e Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa), além do almirante Almir Garnier (ex-comandante da Marinha).

Heleno, Braga Netto, Paulo Sérgio e Garnier optaram por permanecer em silêncio e deixaram a sede da PF pouco depois do horário do início das oitivas.

O general Estevam Theophilo, que chefiou o Comando de Operações Terrestres do Exército até 2023, deve depor na sexta em Fortaleza (CE). Os cincos oficiais-generais alcançaram o topo da carreira e já estão na reserva.

Bolsonaro também compareceu à PF nesta quinta-feira. Ele chegou à sede da corporação em Brasília às 14h20, mas afirmou aos investigadores que permaneceria em silêncio.

O que você está lendo é [Exército prepara cela em meio a investigação da PF sobre generais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...