Ex-embaixadora francesa pede COP no Brasil com menos petróleo e protagonismo de marginalizados

Laurence Tubiana, atual presidente da Fundação Europeia para o Clima, se diz negativamente surpresa com o poder crescente do petróleo nas últimas quatro COPs, conferências anuais do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

A deste ano, a COP29, será no Azerbaijão, sob chefia de Mukhtar Babayev, que fez carreira na petroleira nacional. A de 2023 foi nos Emirados Árabes, presidida por Sultan al-Jaber, líder da Adnoc, gigante petrolífera estatal. Ambas as nações têm economias dependentes do combustível fóssil.

Em viagem ao Brasil, Tubiana afirma esperar que a COP30, que acontecerá em Belém em 2025 e marcará a revisão dos compromissos climáticos dos países, tenha uma relação de forças melhor equilibrada.

Para a ex-embaixadora da França nas negociações da COP —função que a levou a ser uma das principais arquitetas do Acordo de Paris, em 2015—, a conferência do clima precisa colocar a sociedade civil, as comunidades originárias e os "países marginalizados" como protagonistas.

"Precisamos de uma discussão mais realista sobre o que podemos fazer junto aos setores petroleiros a partir de suas atividades e de como eles podem se diversificar", defende. "É importante que eles contribuam [com a discussão], mas eles não precisam estar ali, no centro."

Ela critica as potências do G20, sobretudo os Estados Unidos, que não cumpriram a promessa de repassar US$ 100 bilhões anuais àqueles mais afetados pelo aquecimento global.

Vê também uma iniciativa privada muitas vezes "reticente" em empreender os esforços necessários para evitar o colapso climático, em que pesem as novas soluções para descarbonização da indústria.

Na sua visão, as contribuições mais importantes para o debate climático, energético e de proteção à biodiversidade surgem da sociedade civil, das nações mais pobres do globo e das comunidades indígenas.

O que você está lendo é [Ex-embaixadora francesa pede COP no Brasil com menos petróleo e protagonismo de marginalizados].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...