Suprema Corte dos EUA aceita caso e vai decidir se Trump tem imunidade

A Suprema Corte dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (28) que aceita julgar o argumento do ex-presidente Donald Trump de que ele tem imunidade e não pode ser responsabilizado por eventuais crimes que tenha cometido enquanto era presidente.

O caso diz respeito à suposta tentativa de Trump de reverter o resultado das eleições de 2023. O republicano está sendo investigado nesse caso pelo conselheiro especial do Departamento de Justiça, Jack Smith, e pede que o caso seja arquivado com base na tese de que um presidente não pode ser julgado se cometeu crimes no exercício do mandato.

Os juízes da Suprema Corte suspenderam temporariamente a investigação, e vão analisar a decisão de uma corte inferior de Washington que decidiu que Trump não tem imunidade. O julgamento deve começar em abril, e a expectativa é de que termine em junho, meses antes das eleições presidenciais, em novembro.

O republicano é o primeiro ex-presidente a ser denunciado criminalmente na história dos EUA, e é o favorito para vencer as primárias do seu partido e concorrer novamente à Casa Branca contra o presidente Joe Biden.

Smith denunciou Trump no caso de interferência eleitoral por suas ações para tentar reverter o resultado das eleições, como dar declarações falsas dizendo que o pleito foi fraudado e pressionar o então vice-presidente Mike Pence a se recusar a certificar a vitória de Biden no Senado. O ataque ao Capitólio em 6 de janeiro por apoiadores de Trump tinha o objetivo de impedir essa certificação, e os invasores chegaram a gritar "enforquem Mike Pence".

O que você está lendo é [Suprema Corte dos EUA aceita caso e vai decidir se Trump tem imunidade].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...