Presidente da Comissão da Anistia cobra Lula: Fala da tentativa, mas não do golpe?

Presidente da Comissão de Anistia desde o início do governo Lula, Eneá de Stutz e Almeida se diz decepcionada e surpresa com a postura do presidente a respeito dos 60 anos do golpe de 1964.

O aniversário da ditadura militar que durou mais de 20 anos no país ocorre neste domingo (31), sob um silêncio do Palácio do Planalto determinado pelo chefe do Executivo.

Lula proibiu atos em memória da data e disse, em entrevista no mês passado, que não quer ficar "remoendo sempre" o passado e que está mais preocupado com os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

"Como é que o presidente acha que é importante falar sobre tentativa de golpe [8 de janeiro], mas não acha que é importante falar sobre golpe?", disse à Folha.

Da parte da comissão, a programação da efeméride foi mantida. Primeiro, fará o primeiro julgamento de reparação coletiva da história do país, com pedidos de desculpas a dois povos indígenas e a um grupo de chineses.

E, depois, uma sessão solene na Comissão de Legislação Participativa na Câmara, com homenagem a Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, perseguida pela ditadura.

Ao lamentar a tentativa de passar em branco os 60 anos do golpe, a presidente da Comissão da Anistia faz ainda um paralelo entre a fala de Lula e a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de "passar a borracha".

"Ambos [Lula e Bolsonaro] falaram a mesma coisa, ‘vamos passar a borracha’, porque o que interessa é a pacificação. Não dá para passar borracha no passado, seja 60 anos atrás ou um ano atrás. A gente tem que enfrentar legado de violência e autoritarismo", disse.

Acuado diante do avanço nas investigações em diferentes frentes da Polícia Federal, Bolsonaro convocou em fevereiro seus apoiadores na avenida Paulista para um ato em seu apoio.

Ele fez discurso dizendo buscar a pacificação –"passar uma borracha no passado, buscar maneiras de nós vivermos em paz"– e pediu anistia aos presos pelo ataque golpista de 8 de janeiro de 2023.

O que você está lendo é [Presidente da Comissão da Anistia cobra Lula: Fala da tentativa, mas não do golpe?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...