Saturday Night Live, agora ao vivo no Brasil, já fazia humor em shorts antes de redes sociais

Um apresentador famoso, esquetes com sátiras de acontecimentos recentes ou piadas perenes sobre situações do dia a dia, uns números musicais.

Não há nada genial nem inédito na fórmula do humorístico Saturday Night Live, desde fevereiro transmitido ao vivo no Brasil pela Universal +. Afinal, quantos programas já não apostaram em combinações desses elementos?

Mas quais deles duraram 50 temporadas e produziram tamanha lavra de momentos icônicos a ponto de se tornarem um cânone da cultura local e ainda ser referência para parte do mundo?

Pois em outubro próximo, quando um artista convidado ou um dos membros do elenco fixo gritar a famosa frase "ao vivo, de Nova York, é sábado à noite, ao vivo", o SNL (como o programa foi apelidado) estreará sua 50ª temporada, com 967 episódios na bagagem. Dando tudo certo, em algum momento de 2026, o grito irá ao ar pela milésima vez.

Das muitas marcas superlativas do programa, como 89 prêmios Emmy, a mais impressionante cabe a Lorne Michaels. O sujeito pariu a ideia em 1975, assina 85% dos episódios como produtor-executivo e 88% como roteirista.

É Michaels a presença perene em um programa que se reinventa sucessivamente, inclusive trocando de elenco e de roteiristas. A fórmula simples se renova assim pelas cabeças por trás das piadas e por aqueles que dão cara a elas, além do acompanhamento intenso das notícias e de tendências de comportamento.

É raro encontrar um humorista célebre nos EUA que não tenha passado pelos bancos do programa —Chevy Chase, Tina Fey, Eddie Murphy, Kristen Wiig, Bill Murray, Amy Poehler, Mike Mayers, Dana Carvey, Maya Rudolph, Bill Hader, Kenan Thompson, Bowen Yang (se não o conhece, busque pelos esquetes dele).
E quando há um —Jerry Seinfeld, por exemplo—, pode apostar que já apresentou um ou mais episódios.

O que você está lendo é [Saturday Night Live, agora ao vivo no Brasil, já fazia humor em shorts antes de redes sociais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...