Quando e como devo regar minhas plantas? Tire suas dúvidas
Muita gente não acerta na rega e acaba matando suas plantas de sede ou afogadas. "O que mais causa morte é molhar demais, principalmente em ambientes internos, onde a terra demora mais para secar", afirma o engenheiro agrônomo Gaspar Yamasaki, que comanda o canal Cultivando no YouTube.
O excesso de água impede a chegada de oxigênio às raízes, que ficam mais fracas e suscetíveis ao ataque de fungos e bactérias. "Quando as raízes começam a morrer, é uma situação difícil de reverter. Como elas estão lá embaixo, você não está vendo isso acontecer", diz o especialista.
Para evitar que isso ocorra, é importante escolher um vaso com furos no fundo e entender a necessidade de cada planta. Veja, a seguir, as dicas do engenheiro agrônomo.
A frequência vai variar de acordo com diferentes fatores (a espécie, o tipo de vaso, o clima, a estação do ano, a quantidade de sol ou de vento que a planta recebe etc.). Por isso, não dá para estabelecer com qual intervalo certinho você deverá fazer a rega.
Gaspar compara com estender as roupas no varal. "Em certas regiões e situações, depois de três horas a roupa está completamente seca. Em outras, ela demora dois dias para secar. Do que depende esse tempo de secagem? Do ambiente, de quanto sol está batendo, do tipo de roupa. Para as plantas, é mais ou menos a mesma coisa", diz.
Assim, o especialista diz que ter uma regra de dias fixos para regar não é ruim, porque ajuda a pessoa a se orientar, mas ela não deve ser seguida à risca.
Para saber o momento certo de molhar, a melhor dica é enfiar a ponta do dedo indicador na terra, dar uma cavucada e verificar se ela está úmida ou não. Se estiver muito molhada, não regue, não importa qual for a espécie.
A maioria das plantas pode ser regada quando o substrato estiver quase seco. Já aquelas que não gostam de muita água, como cactos e suculentas, só devem ser molhadas quando o solo estiver completamente seco.
O ideal é molhar no início da manhã, para garantir o melhor aproveitamento possível da água. "É o horário em que a terra está mais fresca. Se a gente rega no meio da tarde, quando está muito quente, a tendência é que boa parte da água evapore antes de ser absorvida", diz Gaspar.
Como a planta faz fotossíntese de dia, também é interessante colocar a água no momento inicial do trabalho dela. E, no fim do dia, se as folhas forem molhadas durante a rega, podem demorar mais para secar. Aí, dependendo da situação, há risco maior de aparecimento de fungos.
Mas o especialista reforça que, se a pessoa não consegue regar pela manhã, não tem problema ser em outro horário.
O que você está lendo é [Quando e como devo regar minhas plantas? Tire suas dúvidas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments