Autor de histórias do elefante Babar, Laurent de Brunhoff morre aos 98 anos

O autor dos livros do personagem Babar, o francês Laurent de Brunhoff, morreu na última sexta-feira (24), aos 98 anos, em sua casa, na Flórida. Sua viúva, Phyllis Rose, informou que nas últimas duas semanas ele se encontrava sob cuidados paliativos.

De Brunhoff ficou famoso por dar continuidade ao trabalho criado por seu pai, Jean de Brunhoff, que inventou o famoso elefante coroado rei que fez sucesso em histórias ilustradas.

Quando tinha 12 anos de idade, Laurent perdeu seu pai, morto por causa da tuberculose. Já adulto, resgatou Babar e fez dele o protagonista de dezenas de livros, nos quais usava menos texto do que o pai fazia, mas reproduzia fielmente as ilustrações criadas por Jean no passado.

Babar virou um sucesso de franquia mundial. "Juntos, pai e filho teceram um mundo fictício tão integrado que é quase impossível detectar onde um parou e o outro começou", escreveu a autora Ann S Haskell em 1981, no jornal New York Times.

A série vendeu milhões de cópias em todo o mundo e foi adaptada para um programa de televisão e filmes de animação. Entre os fãs das histórias do elefante estavam Charles de Gaulle e Maurice Sendak, autor de "Onde Vivem os Monstros", eleito recentemente o melhor livro infantil de todos os tempos.

"Se ele tivesse vindo em minha direção, eu teria acolhido aquele pequeno elefante e o sufocado com carinho", escreveu Sendak certa vez sobre Babar.

O que você está lendo é [Autor de histórias do elefante Babar, Laurent de Brunhoff morre aos 98 anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...