Cuidar de quem cuida

Vivemos em uma época de crise sem precedentes relacionada à saúde mental e à construção de uma sociedade acolhedora, capaz de se adaptar de modo a ajudar quem está passando por dificuldades.

A situação é gravíssima e atinge inclusive a saúde mental dos médicos, que são as primeiras pessoas a serem procuradas por quem precisa de ajuda. Mas alguém precisa cuidar de quem cuida de todo mundo, não?

Os dados são alarmantes. De acordo com a pesquisa Panorama da Saúde Mental, realizada pelo centro de pesquisas da Afya, 46% dos médicos têm ou já tiveram diagnostico de depressão, 47% de transtorno de ansiedade e 62% de síndrome de burnout.

A realidade dos médicos no Brasil e no mundo é impactada constantemente por uma cultura tóxica que está causando estrago na vida de quem mais confiamos na hora de pedir ajuda. A boa notícia é que avanços tecnológicos podem mudar esse cenário tão desfavorável, mas vamos precisar de uma boa dose de conscientização da sociedade para chegarmos lá.

Na lista de soluções abordadas nos painéis da trilha de saúde mental do SXSW 2024 estão o uso de inteligência artificial (IA) para ajudar a tirar das costas desses profissionais o preenchimento de papelada, um fator sabidamente muito estressor.

Estima-se que 30% do tempo dos médicos durante a prática clínica é gasto em burocracias, tarefas que a IA poderia assumir com rapidez e eficiência, liberando-os para cuidar de seus pacientes.

O que você está lendo é [Cuidar de quem cuida].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...