Gangues no Haiti foram responsáveis por 1.500 mortes neste ano, diz ONU

A violência provocada por gangues no Haiti já matou de mais de 1.500 pessoas desde o início do ano, incluindo crianças. Algumas dessas mortes foram causadas por linchamentos, apedrejamentos e queimaduras, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira (28) pelo escritório de direitos humanos da ONU.

"Fatores estruturais e conjunturais levaram o Haiti a uma situação cataclísmica, caracterizada por uma profunda instabilidade política e instituições extremamente frágeis", diz o texto.

O Haiti enfrenta uma crise profunda na política e na segurança pública pelo menos desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em julho de 2023, em sua própria casa. No início de março, porém, a situação tornou-se insustentável, com gangues unindo forças para atacar locais estratégicos da capital, Porto Príncipe, e exigindo a renúncia do então primeiro-ministro, Ariel Henry.

O premiê assumiu o cargo cerca de duas semanas após a morte de Moïse, que o tinha indicado ao posto. Dois meses depois, ao ser acusado pela Procuradoria-Geral de ter participado do crime, demitiu o responsável pela denúncia e adiou indefinidamente as eleições.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Seu governo vinha atuando interinamente desde então —mas não sem a oposição da população local, que o considera um político corrupto cuja ascensão ao poder foi ilegítima. No início de março, Henry viajou para Nairóbi para finalizar um acordo para que forças de segurança lideradas pelo Quênia fossem enviadas ao Haiti.

Durante sua ausência, gangues fecharam o aeroporto, saquearam portos, atacaram uma dezena de delegacias de polícia e libertaram mais de 4.000 detentos. Pressionado internamente e pela comunidade internacional, Henry anunciou sua saída do cargo em 11 de março.

O que você está lendo é [Gangues no Haiti foram responsáveis por 1.500 mortes neste ano, diz ONU].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...