Milei chama Petro de assassino terrorista, e Colômbia expulsa diplomatas argentinos
A Colômbia ordenou nesta quarta-feira (27) a expulsão de diplomatas da Argentina de seu território. A diretriz é uma reação à uma fala do presidente argentino, Javier Milei, que voltou a chamar seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, de "assassino", desta vez em entrevista à rede CNN.
"Não se pode esperar muito de alguém que era um terrorista assassino", disse ele, referindo-se ao passado do colombiano no M-19 (Movimiento 19 de Abril), primeira guerrilha do país a realizar um acordo de paz e entrar na política, em 1990.
Esta não foi a primeira vez que Milei usou o termo para se referir a Petro, primeiro presidente de esquerda na história de seu país. No final de janeiro, o argentino descreveu seu homólogo como um "assassino comunista que está afundando a Colômbia", motivando a convocação do embaixador de Bogotá em Buenos Aires, Camilo Romero, para consultas —uma praxe diplomática que denota profunda insatisfação.
A chancelaria colombiana fez referência a esse histórico ao anunciar a expulsão dos diplomatas argentinos. Em comunicado, declarou que os comentários de Milei afetam a relação de irmandade entre os países e ofendem a "dignidade do presidente Petro, que foi eleito de maneira democrática".
O que você está lendo é [Milei chama Petro de assassino terrorista, e Colômbia expulsa diplomatas argentinos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments