Ataques de Israel em Gaza deixam ao menos 37 mortos

Israel continuou com sua ofensiva aérea e terrestre na Faixa de Gaza nesta sexta-feira (29), deixando dezenas de palestinos mortos, disseram autoridades de saúde locais, ligadas ao Hamas.

Os palestinos relataram ainda duas ações de Tel Aviv no bairro de Shejaia, no leste da Cidade de Gaza, que deixaram 17 mortos —10 deles, segundo o Hamas, policiais encarregados de garantir a chegada de ajuda humanitária a deslocados no norte de Gaza—, e um ataque aéreo ao campo de refugiados de Al-Maghazi, na região central do território, que provocou 8 óbitos.

Além disso, um bombardeio a Rafah, no sul, na noite de quinta-feira (28) matou 12 pessoas.

Combates seguem também nas proximidades do Al-Shifa, principal hospital da Cidade de Gaza. As forças, que ocupam a área há mais de uma semana, relataram ter matado terroristas e localizado armas e infraestrutura militar no local nas últimas 24 horas, segundo elas "mitigando danos a civis, pacientes, equipes médicas e equipamentos médicos".

O Shifa era uma das poucas instalações de saúde parcialmente em operação no norte de Gaza antes do novo ataque israelense, iniciado em 18 de março —uma incursão anterior, em novembro, foi altamente controverso. Não estão claras as motivações para o retorno das forças a um local supostamente já ocupado.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

O Exército de Israel realiza ainda operações em outras áreas do centro e do sul do território palestino, incluindo Khan Yunis e Al-Qarara, no sul. O Hamas afirma que seus combatentes atacaram as forças israelenses perto do Nasser, em Khan Yunis, mais um dos hospitais cercados por Tel Aviv.

Já no extremo sul da faixa, em Rafah, na fronteira com o Egito, Israel segue com os bombardeios. A cidade superlotada, que hoje abriga mais da metade dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza, é o único grande centro urbano que Tel Aviv não invadiu por terra.

Mais de 32.600 palestinos foram mortos na ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, data em que terroristas do Hamas invadiram o território israelense, mataram cerca de 1.200 pessoas e sequestraram mais de 250.

O que você está lendo é [Ataques de Israel em Gaza deixam ao menos 37 mortos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...