Morre Ziraldo, criador do Menino Maluquinho e mestre da literatura infantil

O cartunista Ziraldo, criador do célebre personagem Menino Maluquinho, morreu na tarde deste sábado, em sua casa no Rio de Janeiro, aos 91, de falência de múltiplos órgãos. A informação foi confirmada por Daniela Thomas, filha do artista.

Ziraldo teve uma carreira profícua e criou charges, cartuns e personagens considerados emblemáticos para a literatura infantil. Seus livros venderam mais de 10 milhões de exemplares e foram publicados em vários idiomas. O velório acontecerá na manhã deste domingo no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Ziraldo Alves Pinto tinha apenas seis anos quando viu seu primeiro desenho estampar as páginas do jornal. Na época, foi sua mãe quem enviou o trabalho à extinta Folha de Minas. Esse foi só o começo de uma longa relação com a imprensa. Depois disso, ele publicou em veículos como O Cruzeiro e o Jornal do Brasil.

No entanto, foi por meio de seu trabalho no jornal O Pasquim que ele se tornou uma figura conhecida no país. Com humor, linguagem ácida e provocativa nos anos de maior repressão da ditadura militar, a publicação, crítica ao regime, ditou tendências no jornalismo brasileiro.

O que você está lendo é [Morre Ziraldo, criador do Menino Maluquinho e mestre da literatura infantil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...