Como o exercício físico fortalece o seu cérebro
Crescendo na Holanda, Henriette van Praag sempre foi ativa, praticando esportes e indo de bicicleta à escola todos os dias. Então, no final dos anos 1990, enquanto trabalhava como cientista no Instituto Salk de Estudos Biológicos em San Diego, ela descobriu que o exercício pode estimular o crescimento de novas células cerebrais em camundongos maduros. Depois disso, sua relação com o exercício físico mudou.
"Comecei a levar isso mais a sério", disse van Praag, agora professora associada de ciências biomédicas na Universidade Atlântica da Flórida. Hoje, isso envolve fazer crossfit e correr 8 a 10 km vários dias por semana.
A possibilidade de o exercício fazer com que novos neurônios cresçam em humanos adultos —uma proeza anteriormente considerada impossível e uma perspectiva tentadora para tratar doenças neurodegenerativas— ainda está em debate. Mas mesmo que não seja possível, a atividade física é excelente para o seu cérebro, melhorando o humor e a cognição por meio de "uma infinidade" de mudanças celulares, diz van Praag.
O exercício oferece estímulos de curto prazo na cognição. Estudos mostram que imediatamente após uma sessão de atividade física, as pessoas se saem melhor em testes de memória de trabalho e outras funções executivas. Isso pode ser em parte porque o movimento aumenta a liberação de neurotransmissores no cérebro, principalmente epinefrina e norepinefrina.
"Essas moléculas são necessárias para prestar atenção às informações", afirma Marc Roig, professor associado na Escola de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade McGill. A atenção é essencial para a memória de trabalho e a função executiva, acrescentou.
A dopamina e serotonina, que são neurotransmissores, também são liberados com o exercício, o que pode ser a principal razão pela qual as pessoas frequentemente se sentem tão bem depois de correr ou andar de bicicleta por um longo tempo.
O que você está lendo é [Como o exercício físico fortalece o seu cérebro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments