Painel de Ziraldo feito em 1967 no Canecão, fechado desde 2010, sofre abandono

O mural desenhado por Ziraldo em 1967 no Canecão, casa de shows no Rio de Janeiro fechada desde 2010, está em estado de abandono.

O cartunista morreu na tarde de sábado (6), em sua casa no Rio de Janeiro, aos 91, de falência de múltiplos órgãos.

A obra, conhecida entre os admiradores do cartunista como "Última Ceia", tem seis metros de altura por 32 metros de largura, e foi feito no salão do Canecão quando este ainda era uma cervejaria.

O Canecão foi durante décadas a principal casa de shows da cidade, com apresentações marcantes como as de Tom Jobim, em temporada ao lado de Vinícius de Moraes, Toquinho e Miúcha, em 1977, e Elymar Santos, que em 1985 pagou do próprio bolso a locação da casa.

A parede do salão é tomada por personagens bebendo chope, dispostos sobre a mesa como os apóstolos de Cristo em "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci. Há um centauro com uma caneca de chope e um astronauta vaga pelo espaço bebendo de canudo. São Jorge e o dragão brindam na lua, e animais na arca de Noé sorriem com copos de cerveja nas mãos.

O Canecão foi fechado em 2010 por conta de batalhas na Justiça entre o antigo administrador Mario Priolli e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, dona do terreno em Botafogo. Ao lado do Canecão está o campus da Praia Vermelha e o centro psiquiátrico Instituto Philippe Pinel.

O que você está lendo é [Painel de Ziraldo feito em 1967 no Canecão, fechado desde 2010, sofre abandono].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...