Podcast questiona valor e desafios éticos de contar histórias de pessoas comuns

"Sua história precisa ser contada? Conte num documentário." Foi com essa chamada que a jornalista Jess Shane deu início à busca por personagens para seu novo podcast.

Cerca de 200 pessoas a contataram, das quais 30 foram entrevistadas até que ela chegasse às três que seriam, enfim, seus personagens —Ernesto, modelo LGBTQIA+ de ascendência latina; Judy, uma mulher branca de 70 anos, sem-teto; e Michael, um homem negro de 50 anos, rapper e escritor.

"Shocking, Heartbreaking, Transformative", ou chocante, comovente, transformador, é em parte sobre as histórias dessas pessoas, mas é em especial sobre as dinâmicas de poder e disputas entre a documentarista e seus personagens a respeito do que contar.

Embora menos recorrente em podcasts do que no cinema, a abordagem deste desequilíbrio não é algo novo, e Shane sabe. Mas aqui se trata de atualizar essa crítica, pensando no cenário atual do mercado de mídia, marcado pela supervalorização das histórias de gente comum.

O que se apresenta para nós nos cinco episódios da série é essa tortuosa tentativa de um trabalho conjunto, que a todo instante mostra o choque das motivações, dos desejos e das expectativas da documentarista com aqueles de seus sujeitos.

Há um consenso impossível de ser alcançado sobre o que deve ser contado e como. Enquanto os personagens se interessam por abordagens mais autocentradas e enaltecedoras, em que seus dramas e anseios pessoais sejam valorizados, Shane os olha mais de fora, como partes de contextos mais amplos.

Um acordo sem dissonâncias se mostra inalcançável. Resta a transparência de expor o inconciliável e as contradições dessas relações. É um caminho desconfortável, mas que nos leva a lançar uma saudável suspeita sobre como histórias são criadas e contadas.

O que você está lendo é [Podcast questiona valor e desafios éticos de contar histórias de pessoas comuns].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...