Cidadezinha francesa transforma cemitério em jardim de energia solar

"Estamos no ano 2024 depois de Cristo. Toda a Gália está ocupada pelo dióxido de carbono proveniente da produção de energia… Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses resiste ainda e sempre ao invasor." As palavras acima, adaptadas da introdução que se repete em todas as aventuras de Asterix, o Gaulês, podem parecer um pouco exageradas.

Mas os gauleses (população celta que ocupava a França na época do Império Romano) de Saint-Joachim realmente estão implantando inovações de energia limpa para transformar sua cidade em uma aldeia livre da produção de dióxido de carbono —elemento resultante da queima de carvão, gás ou petróleo que contribui para as alterações climáticas no planeta.

Sua última ideia foi transformar seu cemitério em um jardim aéreo de energia solar, distribuindo eletricidade gratuitamente para seus habitantes. Às portas do oceano Atlântico, próxima a Nantes, e encravada no meio de um parque natural protegido, a cidadezinha tem cerca de 2.200 domicílios e 4.000 habitantes.

"Atualmente, temos 600 domicílios que aderiram ao programa", contou à 💥️Folha o prefeito local, Raphaël Salaün. "Não há nenhuma despesa financeira para as famílias. Elas consumirão gratuitamente a energia elétrica produzida em cima do cemitério". Para participar, basta a família se inscrever nesse projeto de "ecocidadania", como diz o prefeito.

O cemitério, que tem 11.000 metros quadrados, vai ganhar 9.000 metros quadrados de painéis solares instalados em uma cobertura. Salaün diz que a ideia partiu de uma conversa entre os técnicos e as autoridades eleitas para sanar um antigo problema do local.

O que você está lendo é [Cidadezinha francesa transforma cemitério em jardim de energia solar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...