Chanceler da Argentina viaja ao Brasil em primeira visita bilateral no governo Milei

A chanceler da Argentina, Diana Mondino, viaja ao Brasil no próximo domingo (14) para uma agenda que inclui um encontro em Brasília com o ministro Mauro Vieira e uma ida a São Paulo para reuniões com empresários no início da semana.

  • 💥️Chanceler argentina é mais pragmática que Milei e vem da 'universidade dos liberais'

Trata-se da primeira viagem bilateral feita por Mondino ao Brasil desde o início do governo de Javier Milei, em dezembro. O plano prioritário é abordar a situação da relação bilateral entre Brasília e Buenos Aires e, possivelmente, tratar temas de regionais comuns.

A economista, uma das ministras mais importantes de Milei, já esteve duas vezes com o chanceler Mauro Vieira para conversas.

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

Antes de ser empossada, durante a transição de governos na Argentina, escolheu o Brasil como primeiro país de destino para colocar panos quentes na relação entre os dois governos após Milei tecer críticas a Lula durante sua campanha e o PT declarar apoio ao candidato opositor do hoje presidente.

Em uma visita relâmpago naquela ocasião, Mondino entregou a Lula uma carta de Milei na qual o argentino fazia um convite para sua posse —à qual o brasileiro, porém, não compareceu— e manifestava a intenção de construir laços entre as duas gestões.

Depois, Mondino também esteve com Vieira durante a reunião do G20, realizada no Rio de Janeiro em fevereiro.

Dessa vez, a conversa entre os dois chanceleres ocorre pouco menos de um mês após as diplomacias dos dois países, representadas pelos respectivos vice-chanceleres, reunirem-se para afinar a coordenação política e diplomática das relações bilaterais ponto a ponto.

Assim, espera-se que, uma vez em Brasília, Mondino e Vieira abordem assuntos gerais da relação bilateral e da agenda latino-americana. Temas que podem ser colocados na mesa vão das eleições na Venezuela, passando pela crise diplomática entre Equador e México até a agenda do Mercosul.

O que você está lendo é [Chanceler da Argentina viaja ao Brasil em primeira visita bilateral no governo Milei].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...