Bolsonaro sela apoio a pré-candidatura de irmão de Gilmar e fala com ministro ao telefone

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) selou seu apoio à candidatura do irmão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes à Prefeitura de Diamantino (182 km de Cuiabá).

Prefeito da cidade de 2001 a 2008, Francisco Mendes (União Brasil) tentará voltar ao cargo nas eleições de outubro em aliança com o PL, partido que deve indicar o candidato a vice-prefeito.

A iniciativa de visitar Diamantino, município com apenas 22 mil habitantes, partiu de Bolsonaro. O ex-presidente desembarcou na cidade na tarde desta segunda-feira (8), horas após participar de um ato político na capital mato-grossense.

A aliança foi firmada em um encontro político na casa de Francisco Mendes, em Diamantino, que incluiu uma rápida conversa por telefone entre Bolsonaro e Gilmar Mendes.

Aliados de Bolsonaro afirmam que a visita foi um gesto para aparar arestas com o ministro. Nas últimas semanas, Gilmar fez comentários sobre ações que envolvem o ex-presidente na corte e falou em provas contra Bolsonaro no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19.

As falas antecedem a abertura no tribunal de processos contra Bolsonaro e levantam questionamentos sobre possível prejulgamento e quebra da imparcialidade.

"Se houve alguma aresta entre os dois, acredito que isso [a aliança] representa uma aproximação", afirma o senador Wellington Fagundes (PL-MT), que intermediou a conversa entre Bolsonaro e Gilmar ao telefone.

Nas últimas semanas, Fagundes também foi o responsável por articular uma agenda entre o ministro do STF e o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que enfrenta um processo de cassação de seu mandato no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná por suposto abuso de poder econômico.

A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha

Bolsonaro e Francisco Mendes participaram de um ato conjunto no aeroporto da cidade, onde o ex-presidente foi recebido por uma multidão vestida de verde e amarelo. Os dois também visitaram o comércio local, onde comeram um pastel.

Bolsonaro esteve na residência de Chico Mendes acompanhado de parlamentares de Mato Grosso, onde conversaram sobre a cidade e a política.

Durante o café, o senador Wellington Fagundes mandou uma mensagem a Gilmar, irmão de Chico, informando da presença de Bolsonaro e seu apoio na disputa deste ano.

O decano do STF ligou para o senador e pediu para falar com o ex-presidente, com o qual conversou por um minuto. A conversa foi rápida, mas descontraída: Bolsonaro estava sorridente e chegou a reclamar do calor da cidade para o magistrado.

O que você está lendo é [Bolsonaro sela apoio a pré-candidatura de irmão de Gilmar e fala com ministro ao telefone].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...