Portos europeus viram estacionamentos com carros elétricos importados da China

Veículos importados se acumulam nos portos europeus, transformando-os em "estacionamentos". Os fabricantes de automóveis e distribuidores lidam com uma desaceleração nas vendas e gargalos logísticos que incluem a falta de motoristas de caminhão.

Executivos do setor portuário e automotivo apontaram para um acúmulo de carros elétricos chineses como uma das principais causas do problema, com algumas empresas reservando horários de entrega de transporte marítimo sem solicitar transporte subsequente.

Em outros casos, fabricantes de automóveis em geral estão com dificuldades para solicitar caminhões por causa da falta de motoristas e equipamentos para movimentar os veículos.

"Os distribuidores de carros estão cada vez mais usando os estacionamentos dos portos como depósito. Em vez de estocar os carros nas concessionárias, eles são coletados no terminal de carros", declarou o Porto de Antuérpia-Bruges, cujo porto em Zeebrugge é o mais movimentado da Europa para importação de carros. "Todos os principais portos de carros" estavam enfrentando congestionamentos, acrescentou o porto, sem especificar a origem dos veículos.

Alguns executivos do setor automotivo afirmaram que os fabricantes chineses de carros não estão vendendo seus veículos na Europa tão rapidamente quanto o esperado, o que contribui significativamente para o excesso nos portos da região.

"Os fabricantes chineses de veículos elétricos estão usando os portos como estacionamentos", disse um gerente da cadeia de suprimentos de carros.

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Alguns carros elétricos de marcas chinesas estavam parados nos portos europeus por até 18 meses. Alguns portos pediram aos importadores que fornecessem prova de transporte subsequente, de acordo com executivos do setor. Um especialista em logística de carros disse que muitos dos veículos descarregados simplesmente permaneciam nos portos até serem vendidos a distribuidores ou usuários finais.

"É um caos", disse outra pessoa que foi informada sobre a situação.

Cui Dongshu, secretário-geral da Associação Chinesa de Carros de Passageiros, disse que "o transporte fluvial nos mercados europeus é difícil [para as marcas chinesas de veículos elétricos]".

Ele afirma que as marcas precisam melhorar seus serviços "pós-venda" e acrescentou: "[Precisamos] mudar a exportação de carros de forma guerrilheira, o que nos colocará em uma situação desfavorável."

A BLG Logistics, empresa que opera o terminal de manuseio de carros no porto alemão de Bremerhaven, o segundo mais movimentado da Europa para veículos, disse que experimentou tempos de permanência mais longos em suas instalações depois que o governo federal da Alemanha parou de subsidiar a compra de veículos elétricos em dezembro do ano passado.

O que você está lendo é [Portos europeus viram estacionamentos com carros elétricos importados da China].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...