Farmacêutica dona do Ozempic faz acordo de 15 anos para produção de energia no norte de Minas

A gigante farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do Ozempic e principal produtora de insulina do mundo, assinou um contrato para a criação de um parque solar no norte de Minas Gerais para suprir a necessidade da unidade de medicamentos de Montes Claros, principal cidade da região.

O contrato da fabricante dinamarquesa com a Elétron Energy, empresa que investirá R$ 245 milhões no negócio —incluindo o parque e o projeto com benefícios para o ambiente e a comunidade local—, tem validade de 15 anos.

A fábrica de Montes Claros, que produz 25% da insulina da Novo Nordisk —o que significa 12% do total do mundo—, passará a gerar 100% da energia que consome com a instalação do sistema.

"O projeto faz parte da estratégia de circularidade da Novo no sentido de não deixar nenhum impacto ambiental até 2030, principalmente com a parte de CO2", afirmou Reinaldo Costa, vice-presidente corporativo da fábrica da Novo Nordisk.

A ser instalado em Buritizeiro, município distante 175 quilômetros da sede da Novo Nordisk em Montes Claros, o parque solar tem previsão de gerar 138 mil MWh/ano, conforme a empresa, com possibilidade de ampliação.

O local foi escolhido, segundo Costa e o CEO da Elétron Energy, André Cavalcanti, por ser uma área já degradada, por Buritizeiro ser um município pobre do norte de Minas e pelo fato de a área selecionada permitir a conexão com as linhas de transmissão da Cemig.

O que você está lendo é [Farmacêutica dona do Ozempic faz acordo de 15 anos para produção de energia no norte de Minas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...