Reportagem mostra extensão do poder de Ali Kamel no jornalismo da Globo

Num mundo em que a comunicação está mais ramificada do que nunca, com fontes de informação, confiáveis ou não, brotando de todos os lados, o jornalismo da TV Globo segue como o de maior alcance no país. O "Jornal Nacional", lançado em setembro de 1969, há quase 55 anos, continua imbatível como o principal jornalístico da TV.

Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha



É natural, por isso, que interesse tanto entender como é feito esse jornalismo, avaliar qual é o seu poder, de fato, e verificar de que forma ele se tornou capaz de interferir na vida política do Brasil.

A falta de transparência sobre os meandros da sua produção sempre alimentou as mais variadas teorias sobre tentativas de manipulação da realidade, algumas delas confirmadas com o tempo.


Acredito que a intenção da extensa reportagem de Ana Clara Costa na revista Piauí deste mês seja justamente jogar alguma luz sobre esse universo. O texto busca retratar o impacto da gestão, ou "reinado", como diz a autora, do executivo Ali Kamel no jornalismo da Globo. Ele trabalhou na emissora por 22 anos, a partir de 2001, até deixar o canal, por vontade própria, no final de 2023.

Durante metade desse período, Kamel foi subordinado de Carlos Henrique Schroder, só assumindo o comando do jornalismo no final de 2012, quando o chefe foi promovido a diretor-geral da Globo. A reportagem rebaixa Schroder, tratando-o como um técnico, "um cara de tecnologia da televisão", sem maior interesse pelo conteúdo editorial do jornalismo.

"Ambos operavam com uma racionalidade florentina, quase maquiavélica, mas tinham objetivos distintos", escreve a jornalista. Kamel "não tinha pretensões além de comandar o jornalismo", enquanto Schroder "desejava um caminho ao topo".

Com Kamel no comando, a interferência no texto dos jornalistas da Globo se generalizou, escreve Ana Clara Costa. "Era um controle inédito. Para alguns, um insulto".

O que você está lendo é [Reportagem mostra extensão do poder de Ali Kamel no jornalismo da Globo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...