Tudo o que você precisa saber para escolher seu DIU

Seja para evitar a necessidade diária de tomar pílulas anticoncepcionais, para fugir dos hormônios esteroides ou para passar mais tempo sem se preocupar com a contracepção, mulheres têm optado pelo uso do DIU (dispositivo intrauterino) como método de prevenção à gravidez indesejada.

O dispositivo, que tem formato da letra T, é inserido no útero e tem duração de cinco a dez anos. Mas pode ter efeitos diferentes no corpo a depender do seu tipo —está disponível no Brasil nos formatos de cobre, cobre e prata, hormonal Mirena e hormonal Kyleena. Aqui está tudo o que você precisa saber para escolher o mais adequado ao seu corpo.

O objetivo principal dos DIUs é a anticoncepção, então eles são indicados para todas as mulheres que não querem ter filhos por enquanto, diz Ilza Monteiro, vice-presidente da Comissão Especializada em Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

"Como são métodos de longa ação [LARC], são interessantes para mulheres que não pretendem engravidar nos próximos três ou cinco anos, estão espaçando o nascimento dos filhos, ou não querem engravidar mais, por exemplo, até a menopausa", afirma Monteiro.

O dispositivo também não interfere no funcionamento do ciclo menstrual. "O ovário funciona independente do método contraceptivo, são duas coisas que andam em paralelo, diferentemente das pílulas anticoncepcionais", diz Jorge Elias Neto, ginecologista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O que você está lendo é [Tudo o que você precisa saber para escolher seu DIU].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...